EAD - Ensino a distância
Transmissão ao vivo
11/03/2025 - 11/03/2027
Terças e Quintas-feiras - 17h às 20h (Horário de Brasília)
24 meses - Carga Horária: 360h
O MBE Energia é um curso de pós-graduação Lato Sensu do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio em parceria com a UnIBP e com o Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), sendo este o responsável pela coordenação acadêmica. O M.B.E. se destina àqueles que se interessam pela área de energia. Serão considerados elegíveis para inscrição os profissionais de engenharia, economia, direito e áreas afins, formados em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo Ministério de Educação e portadores de diploma legalmente reconhecido para exercício de suas profissões no Brasil.
Contribuir para a capacitação técnica de profissionais de nível superior na área de engenharia, planejamento e regulação no setor de energia.
Os alunos ao concluírem o curso estarão aptos a exercer diferentes atividades associadas a avaliação dos projetos, ao planejamento e a consistência regulatória, com conhecimentos gerais e específicos para entender, discutir, tomar decisões e colaborar em projetos e sistemas tratados no ambiente do curso. Esses assuntos englobam as fases de estudos preliminares de projetos, seus aspectos introdutórios a viabilidade técnico-econômico e regulatória.
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom. Aulas gravadas e disponibilizadas para consulta por até 2 meses após a data de término do curso.
Serão adotados diversos métodos didáticos tendo em vista a natureza interdisciplinar do curso e as características de cada disciplina. De modo geral serão utilizadas aulas expositivas, vídeos, palestras, seminários etc. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento, poderão ser empregados estudos de casos, com a participação de especialistas e executivos do setor, de forma a que se permita promover análises mais profundas, auxiliando o discente nas atividades de planejamento e fornecendo subsídios ao processo de tomada de decisão.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
– Internet
– Central de Atendimento – 0800 970 9556
– WhatsApp – (21) 97658-6094
– Presencial – Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.
Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).
Curso em parceria com:
Disciplinas:
Bio Combustíveis
Carga horária: 6 horas
Conceito e aproveitamento de biomassa. Definição e histórico de biocombustíveis. Mercados nacional e global, barreiras e tendências tecnológicas. Aspectos ambientais, econômicos e regulatórios. Tecnologias de produção e uso de biocombustíveis: etanol, biodiesel, óleo vegetal hidrotratado (HVO), combustíveis sustentáveis para aviação (SAF), bio-óleo biogás/biometano, gás de síntese como fonte de energia: produção, armazenamento, transporte e uso.
Digitalização e Novas Tecnologias no Setor Elétrico
Carga horária: 9 horas
Smart city: o conceito de redes inteligentes, Positive Energy Districts, Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Smart grid: o conceito de redes inteligentes, medidores inteligentes, infraestrutura avançada de medição, recursos energéticos distribuídos, otimização do sistema, microgrid. Digitalização de edificações: soluções digitais e seus impactos no consumo de energia; Smart Home. Eletrificação do setor de energia: eletrificação do setor de transporte e eletrificação do setor industrial.
Geração Termoelétrica Convencional e Não Renovável
Carga horária: 9 horas
Usinas termelétricas a carvão. Tecnologias de combustão em usinas térmicas a carvão: combustão de carvão pulverizado, combustão em leito fluidizado e sistemas de gaseificação integrada com leito fluidizado (IGCC). Sistemas de controle de emissão de poluentes em termelétricas a carvão. Tecnologias usinas térmicas a gás: usinas em ciclo simples, ciclo combinado e cogeração. Sistemas de controle de emissão de poluentes em termelétricas a gás. Usinas nucleares. Ciclo do combustível nuclear. Tecnologias de usinas nucleares: reatores a água pressurizada (PWR), a água fervente (BWR), a água pesada (CANDU), reatores avançados. Segurança de usinas nucleares. Usinas termelétricas a biomassa e a cana de açúcar.
H2 Sustentável e e-Fuels
Carga horária: 6 horas
O produto hidrogênio: propriedades físico-químicas; Aplicações vigentes para o hidrogênio; Principais rotas tecnológicas para produção de hidrogênio de baixo carbono; Armazenamento e transporte; Carreadores de H2; Usos finais proeminentes; Principais e[1]fuels a partir do hidrogênio de baixo carbono; Certificação de projetos de hidrogênio e e-fuels; Casos nacionais e internacionais; Análise técnica de projetos de H2 verde e e-fuels; Avaliação econômica do uso de H2 em substituição a fontes fósseis.
Armazenamento de Energia
Carga horária: 9 horas
Energia; potência; geração e transformação de energia; conceitos básicos sobre o armazenamento de energia; formas e sistemas de armazenamento de energia: fóssil, hidráulica, mecânica, térmica, termoquímica, eletroquímica, baterias, hidrogênio, combustíveis sintéticos, super capacitores; capacidade de armazenamento; transferência de energia; potência disponível; eficiência; distribuição; acoplamento à malha; confiabilidade, análise técnica-econômica de sistemas de armazenamento.
Comercialização de Energia Elétrica
Carga horária: 12 horas
Mercado Brasileiro de eletricidade: Overview do Desenho do Mercado Brasileiro (ACR, ACL e MCP); Governança do Mercado; Formação de Preços (PLD). Mercados de energia no Brasil : Mercado de curto-prazo; Mercado regulado; Mercado livre. Os leilões de energia elétrica: Leilões de energia nova no mercado regulado; Leilões de energia existente no mercado regulado; Leilões de energia no mercado livre (recomposição de lastro). Evolução do mercado livre. Evolução dos Sistemas de Negociação de energia elétrica: Mercados Bilaterais (Balcão de Energia | OTC); Mercados spot (Bolsa de Energia); Derivativos;Futuro da precificação de energia.
Eficiência Energética
Carga horária: 12 horas
Principais Conceitos; Políticas de Eficiência Energética no Brasil; PROCEL; CONPET; PEE das Distribuidoras; PNEf – Plano Nacional de Eficiência Energética; Gerenciamento Lado da Demanda (GLD); Medição e Verificação; EM 50001 – Gestão de Energia; Iluminação Eficiente; Conforto Térmico; Motores Eficientes; Certificados de Edifícios Sustentáveis; Conceitos Básicos de Redes Inteligentes; PPH – Pesquisa de Posses e Hábitos.
Fundamentos da Indústria de Gás Natural
Carga horária: 12 horas
Introdução à cadeia do gás natural: Delimitação técnica da cadeia do Gás Natural; O produto gás natural; A cadeia do gás natural no Brasil; Produção e aproveitamento comercial do gás; Alternativas de monetização do gás natural; Principais características da produção de gás natural no Brasil; Especificidades do gás do pré-sal; Evolução da produção de gás natural no Brasil; Principais atores da produção de gás no Brasil; Principais infraestruturas de escoamento e tratamento de gás. Transporte de gás natural por dutos e estocagem subterrânea de gás: Características da tecnologia de transporte de gás por dutos; Transportadoras de gás brasileiras; Regulação do transporte de gás no Brasil: Tipos de dutos e caracterização de gasodutos de transporte; Tipos de serviços de transporte; Acesso à infraestrutura de transporte; O modelo de tarifação por entrada-saída; Fixação e revisão tarifária pela ANP; Estocagem de gás natural: Tipos de estocagem do gás natural; Mercados para serviços de estocagem; Regulação da estocagem no Brasil. A distribuição do gás natural: O que faz a distribuição de gás natural; Tipos de dutos e caracterização de gasodutos de distribuição; Empresas de distribuição no Brasil; Regulação da distribuição de gás no Brasil: Diferentes contratos de concessão para distribuição no Brasil; Regulação do consumidor livre, auto-produtor e auto-importador; Acesso à infraestrutura de distribuição; Revisão tarifária na distribuição no Brasil. Gás natural liquefeito (GNL) e as Tecnologias alternativas de transporte do gás natural: Cadeia do GNL: Liquefação em terra; Liquefação embarcada; Transporte do GNL; Regaseificação;Small Scale LNG (ssLNG); Regulação do GNL no Brasil; Gasodutos virtuais – aspectos técnicos: Transporte de gás a granel via GNL; Transporte de gás a granel via CNC; Empresas transportadoras de gás a granel no Brasil; Regulação do transporte do gás natural a granel no Brasil: Regulação da ANP para transportadoras de gás a granel; Regulação estadual do transporte de gás a granel; Relação entre transportadores de gás e as distribuidoras. Mercados de gás natural no Brasil: – Segmentos do mercado de gás natural no Brasil; – Evolução do mercado de gás no Brasil; Tendencias para o mercado de gás no Brasil.
Fundamentos da Indústria de Petróleo
Carga horária: 24 horas
Introdução à Indústria de Petróleo: descrição dos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização de petróleo e logística de transporte e armazenamento de petróleo. Noções de Geologia de Petróleo: A origem da Terra; Tectônica de Placas; rochas e processos sedimentares; geração, migração e acumulação de petróleo; O Pré-Sal Brasileiro; Tecnologia de Exploração: prospecção geológica de petróleo; mapeamento estrutural e estratigráfico; técnicas geoquímicas; técnicas geofísicas; métodos potenciais e sismografia. Perfuração de Poços: coluna de perfuração; fluidos de perfuração; revestimentos de poços; sondas de perfuração; classificação de poços; Completação de Poços: equipamentos de superfície; canhoneio de poços; estimulação de poços; tipos de completação. Tecnologia de Reservatórios: Comportamento termodinâmico de petróleo e gás natural; propriedades de fluidos; propriedades de rochas; propriedades do sistema rocha-fluido; deslocamento imiscível; Mecanismos de recuperação de petróleo; balanço de materiais; métodos de curvas de declínio; recursos e reservas; métodos de avaliação de recursos. Elevação natural de petróleo; elevação artificial de petróleo; processamento primário de petróleo; Sistema de produção offshore; sistema de coleta submarino; unidades estacionárias de produção; sistema de escoamento da produção. Refino de Petróleo e Trading: Rentabilidade do refino; tecnologia de refino; A questão dos preços; a questão das margens; situação do refino no Brasil. Logística na indústria do petróleo e gás (Upstream, Midstream e Downstream); Tipos de modais: rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo, dutoviário; Transporte Marítimo: tipos de embarcação; afretamento de navios; Terminais: bases primárias e secundárias; terminais terrestres; terminais aquaviários; operações de terminais; tipos de tanques; sistemas de armazenamento; Armazenamento subterrâneo; Operações offshore ; Dutos: oleodutos e gasodutos terrestres e submarinos; estudos e projetos; construção e montagem; inspeção e manutenção; operação; gerenciamento de risco operacional; contingências.
Fundamentos Termodinâmica, Energia, Origem, Usos e Matriz
Carga horária: 12 horas
Definições e conceitos básicos: força, trabalho, energia e potência; fundamentos da termodinâmica: substância pura; equilíbrio termodinâmico; propriedades; entalpia e entropia; equação de estado; primeira e segunda leis da termodinâmica; principais ciclos termodinâmicos: irreversibilidade e disponibilidade. Apresentar os conceitos básicos relacionados com a origem da energia, usos e formas de obtenção de energia, considerando aspectos tecnológicos, econômicos e ambientais. Conversão de energia e energia em transporte. Recursos energéticos – apresentação do conceito de recursos energéticos e discussão dos usos de cada um. Recursos renováveis e não renováveis. Evolução do uso dos recursos no mundo e tendências. Uso dos recursos energéticos e impactos ambientais; Matriz energética mundial – apresentação e discussão a respeito da distribuição de recursos e reservas energéticas e seus usos nos diferentes países; Matriz energética brasileira – discussão a respeito da evolução da matriz energética brasileira. Usos energéticos e não energéticos. Uso por fontes e segmentos; Usos Finais: Eficiência energética e uso racional. Indicadores de intensidade energética. Gerenciamento pelo lado da demanda.
Geração Elétrica de Fontes Renováveis
Carga horária: 12 horas
Conceito de fontes alternativas e renováveis de energia. Formas de aproveitamento de energia eólica e solar: solar fotovoltaico e solar concentrado. Potenciais eólico e solar do Brasil. Noções de hidrologia aplicadas à hidroeletricidade; turbinas hidráulicas, usinas hidrelétricas de grande porte, mini e micro usinas hidrelétricas. Conceitos sobre geotermia: mecanismos, formas de aproveitamento. Fundamentos dos sistemas para aproveitamento da energia dos oceanos (ondas, correntezas e marés).
Planejamento, Operação e Transmissão de Sistemas de Potência
Carga horária: 12 horas
Planejamento da Expansão: Conceitos básicos de planejamento, planejamento determinativo, planejamento Indicativo, e modelos setoriais; O novo mix eletroenergético, e o chamado “Trilema de Requisitos Sistêmicos”; Os elementos variáveis a serem estudados pelo planejamento da expansão: Critérios de Confiabilidade a serem usados a nível de planejamento; Os requisitos de constante interação do planejamento da expansão com a atividade de Operação: previsões de carga; previsões de comportamentos de fontes intermitentes; previsões de desempenho de geração distribuída; previsões de indisponibilidades e atrasos de obras; previsões de contingências múltiplas críveis;
Tendências e Desafios da Transição e o Futuro da Energia
Carga horária: 12 horas
Gás natural, gás natural não convencional e GNL como drivers de transição; Biomassa e o etanol de 2ª geração; Geração distribuída como indutora de mudanças; armazenamento; Veículos elétricos – perspectivas e externalidades; Perspectivas das outras fontes/ tecnologias Indústria 4.0; digitalização, IoT e big bata, reflexões para o setor energético; Energia e transições – consequências da descentralização.
Disciplinas
Comercialização de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis
Carga horária: 9 horas
Disciplinas
Avaliação e Gestão de Riscos Financeiros em Projetos de Energia
Carga horária: 9 horas
Disciplinas
Energia, Ecossistemas e Mudanças Climáticas
Carga horária: 9 horas
Disciplinas
Tópicos Especiais em Energia
Carga horária: 18 horas
Engenheiro Eletricista (1978) formado pela Universidade Federal de Itajubá, tendo obtido os títulos de Mestre em Engenharia Mecânica (1981) pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos (1987) pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-Doutor (1991) no Centre International de la Recherche sur l'Environnement et le développement (CIRED), na cidade de Paris - França, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo (2013). Foi Diretor da Agência...
Histórico Acadêmico - Graduação em Engenharia Mecânica pela FEG/UNESP em 1972; - Especialização em Engenharia de Petróleo pela PETROBAS/SETUP em 1974; - M.Sc. em Engenharia de Petróleo pela Stanford University em 1977; - Ph.D. em Engenharia de Petróleo pela Stanford University em 1987; - Cientista Visitante no Reservoir Engineering Research Institute em Palo Alto, California, EUA em 1992; - Professor Visitante do Departamento de Engenharia de Petróleo e Pesquisador do...
Eraldo Porto, Engenheiro Químico formado na UFRJ (1965), com especialização em Processamento de Petróleo (1966). Posteriormente, realizou estudos de pós-graduação na COPPE. Principais vínculos de emprego: 30 anos na Petrobras e quatro anos na Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Na Petrobras, trabalhou no Grupo de Implantação do CENPES e – por mais de 20 anos – no comércio internacional de petróleo e derivados, incluindo nove anos no exterior. Desempenhou funções...
Possui doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e mestrado-profissionalizante em Mestrado em Administação pelo Grupo IBMEC (2004) . Atualmente é Professor adjunto I do Grupo IBMEC e Revisor de periódico da BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online). Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: opções reais, avaliação projetos, avaliação...
Engenheiro civil com 40 anos de experiência nas questões ambientais, ocupando diversos cargos no governo e iniciativa privada, como professor de Ciências Ambientais no Instituto Militar de Engenharia, Secretário de Estado e Subsecretário de Meio Ambiente no Rio de Janeiro, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Rio de Janeiro, e responsável pela supervisão e coordenação do Escritório de Licenciamento para atividades de...
Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), 1987, MsC e BsC em Engenharia Mecânica da PUC-Rio. Parceiro sênior da DZ Negócios com Energia, uma empresa de consultoria em investimentos e desenvolvimento de negócios focada no setor de energia brasileira, desde fevereiro de 2002. Primeiro Diretor Geral da ANP - Agência Nacional de Regulação de Petróleo e Gás - desde a sua criação em janeiro de 1998 até...
Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble na França (1999). É pesquisador do Instituto de Energia da PUC-Rio e professor (licenciado) do Instituto de Economia da UFRJ. Atualmente é conselheiro da empresa Galp Energia em Portugal. Foi Vice-presidente para assuntos acadêmicos da Associação Internacional de Economia da Energia – IAEE entre 2008 e 2012. Dedica-se desde 1993 ao ensino e pesquisa tendo como principais áreas de interesse: Organização...
É engenheiro mecânico pela PUC-Rio, Mestre e PhD, também em engenharia mecânica, pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado na University of California, Berkeley, USA. Pesquisador e Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, atualmente também coordena e leciona no Curso de Especialização MBE (Master Business Energy) do INSTITUTO DE ENERGIA da PUC-Rio, coordena o Programa de Normalização Técnica no Setor O&G do ITUC/PUC-Rio e Projetos de PD&I para o Setor Óleo...
Professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possuo graduação em Engenharia Química (2012), mestrado em Engenharia Química (2012) e doutorado em Engenharia Mecânica (2017). Trabalho como pesquisador em diversos projetos na área de energia, em particular sobre motores à combustão interna e o uso de energia de fonte renovável.
Atual membro conselho de administração da Promon SA e do conselho da ABDIB, ex-Presidente da Promon Engenharia, ex-Superintendente da Agência Nacional do Petróleo, ex-membro do Comitê de Investimento da Gestora P2 de fundos de investimentos em infraestrutura Engº mecânico (1979, PUC RJ), Mestre em Planejamento Energético, (1990, COPPE, UFRJ), Doutor em Economia (1994, EHESS), MBA (2001, George Washington University), AMP (2009, Harvard Business School), 30+ publicações.
Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; PhD em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ; Ministra de Estado de Meio Ambiente (2010-2016); Vice-Ministra de Estado de Meio Ambiente (2008-2010); Co-Presidente do International Resource Panel da ONU Meio Ambiente (desde 2017); Prêmio Global da ONU em Meio Ambiente (2013).
Bacharel em Direito pela UERJ (1993); Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1995), Doutor em Direito Civil pela UERJ (2003), Professor de Direito Civil da PUC e da EMERJ. Autor de "O Código do Consumidor e as Cláusulas Penais", Ed. Forense, Rio, 2004; "Uma Introdução ao Direito Civil - Parte Geral", Ed. Letra Legal, Rio, 2005.
Leonardo Lima Gomes é doutor e mestre em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio (2002), e graduado em engenharia mecânica pela UFES. É professor adjunto II do departamento de administração (IAG) da PUC-Rio, onde ministra as disciplinas de finanças da energia, economia da energia e finanças corporativas. É um dos coordenadores do núcleo de pesquisa em energia e infraestrutura do IAG (NUPEI), e trabalha nas seguintes linhas...
Engenheiro mecânico, formado em 1977 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, com cursos de especialização em Inspeção de Equipamentos de petróleo na PETROBRAS e MBA PDG EXEC pelo IBMEC. Desde 2011 até setembro de 2017 foi Superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, onde atuou nas áreas de tecnologia e desenvolvimento da cadeia de fornecedores nacionais. Foi Superintende do ABNT/CB-050. Trabalhou na indústria mecânica e de...
Engenheiro Mecânico (UNESP, 1978), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica (UNICAMP, 1981 e 1987). Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá entre 1979 e 2014. Cientista Visitante na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 1997/1998. Diretor da Agência Brasileira de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (1998/2004). Consultor em estudos energéticos (CEPAL, PNUD, BID, ICAO, UNIDO, BID e outras instituições). Autor de livros e artigos, com foco em bioenergia...
Marcelo Gattass é Professor Titular do Departamento de Informática e Diretor do Instituto Tecgraf da PUC-Rio. Com formação em Engenharia tem se dedicado ao desenvolvimento da Informática aplicada. É um dos pioneiros da Computação Gráfica no Brasil e tem uma forte atuação na relação da PUC-Rio com a Petrobras e o Setor de Energia no país. Pesquisador 1A do CNPq e Grã-Cruz da Ordem Nacional Mérito Científico do Ministério de...
Doutor (2014), Mestre (2008) e graduado (1980) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA (1998) pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Pesquisador do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) de 1987 a 2016. Sanduíche na Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Curso de Projeto de Submarinos na Ingenieur Kontor Lübeck, na Alemanha (1985). Professor de Cursos de Formação da Universidade Petrobras, da UERJ, Universidade Santa Úrsula e do...
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), MSc em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e PhD em Engenharia Mecânica - Tecnologia de Aerossóis pela University of Minnesota (1994), USA. Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o grupo de pesquisas multidisciplinar de Engenharia Ambiental - Poluição Atmosférica atuando nos seguintes temas:...
Graduação em Engenharia de Computação (1998) Mestrado em Informática (2000) e Doutorado em Informática (2004), todos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) com ênfase em Banco de Dados e Bioinformática. Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é pesquisadora pelo Instituto Tecgraf /PUC-Rio. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente em...
Engenheiro químico pela UFMG; M.Sc. pela COPPE/UFRJ em Planejamento Ambiental; pesquisador no CENPES/Petrobras por 25 anos, nas áreas de petroquímica e meio ambiente; especialista em regulação da ANP desde a implantação da Agência, atuando na gestão dos contratos de concessão e auditoria ambiental de instalações de produção; cedido à PPSA onde foi assessor da presidência por três anos.
Engenheiro mecânico pela UFF, tem Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRJ/COPPE e Doutorado em Engenharia de Petróleo pela Stanford University, California, EUA. Ao longo de sua vida profissional, atuou na indústria de petróleo, tendo sido 25 anos no Centro de P&D da Petrobras, e posteriormente em outras instituições do setor, como ANP e ONIP, e na direção de empresas petrolíferas (Aurizonia Petróleo, Potióleo, HRT O&G e PPSA). Atuou também como...
BS em Eng.Mecânica, ITA (1968), MSc (1972) e PhD (1975) em Eng. Nuclear, MIT. Professor da PUC-Rio entre 1976 e 1982 e entre 1987 e 1994. Prof. Titular da UFF entre 1994 e 2001. Prof. Titular da UFABC entre 2006 e 2015. Reitor da UENF entre 1997 e 1998. Pesquisador I-A do CNPq. Orientou 40 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Mais de 140 publicações científicas em revistas,...
Professor, consultor, pesquisador e empreendedor tech. É Engenheiro de Computação, Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela PUC-Rio. Possui ampla experiência na liderança de projetos pela PUC-Rio em grandes empresas como Furnas, Eletronuclear, Petrobras, Ministério do Turismo, Proderj, Ministério do Planejamento, TJERJ, MPRJ e muitos outros. A cooperação Universidade-Empresa e a multidisciplinariedade são suas prioridades. Coordena na PUC-Rio o enfoque de inovação em diferentes contextos, como o Laboratório de...
Raphael Moura é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool-UK, Mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield-UK, e possui MBA em Gestão de Empreendimentos, pela FGV-RJ. Graduado em Engenharia de Produção pelo CEFET-RJ, é Especialista em Regulação concursado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis desde Nov/2005. Raphael é integrante da lista tríplice (2020 a 2022) de servidores habilitados a assumir a Diretoria da ANP em...
Reinaldo Castro Souza é graduado em Engenharia Elétrica pela UFJF em 1971, mestrado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio em 1975, doutorado em estatistica pela Warwick University, Coventry, Inglaterra em 1979 e pós-doutorado em modelos estatisticos e econométricos na London School of Economics, Inglaterra em 1986. Atualmente é professor titular da PUC-Rio. É especialista em análise e previsão de séries temporais (tema de sua tese de doutorado) e tem desenvolvido...
Rodrigo Flora Calili atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Metrologia para Qualidade, Inovação e Sustentabilidade na área de Gestão Estratégica, Inovação, Sustentabilidade e Eficiência Energética, onde atua como pesquisador. É doutor em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2013) com ênfase em Sistemas de Energia, tendo feito um ano de doutorado sanduíche na França na École de Mines de Paris (2012), mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2006) com ênfase...
Professor da PUC desde 1987. Ex Diretor do BNDES, ex presidente do IBGE, ex presidente do Instituto Pereira Passos do município do Rio de Janeiro, ex presidente do Instituto de pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro, membro do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil, da CI-Brasil, do Funbio, do ITDP, da Fundação Roberto Marinho, do Centro Brasil Clima e outras organizações não Governamentais.
Professor associado da PUC-Rio, onde concluiu o seu Doutorado em 1985. Nos anos de 1988 e 1989 trabalhou como pesquisador visitante na Purdue University. Desde o início de sua carreira o Prof. Braga trabalha na área de energia, tendo orientado mais de 50 teses de Mestrado e Doutorado e escrito mais de 200 artigos técnicos, para revistas científicas e congressos nacionais e internacionais. Mantém convênios de cooperação científica com entidades...
Formação Acadêmica · Engenheiro - UFRJ, 1969 · MSc. em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ, 1972 · PhD em Economia, Universidade de Cambridge,1980 Experiência profissional · Professor - Departamento de Engenharia Industrial da Escola de Engenharia da UFRJ (1974-1979), Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da UFRJ (1979-2002), onde foi Diretor), Departamento de Economia da PUC-Rio (1981- 1993, onde foi Decano do Centro de Ciências Sociais. ·...
Com mais de 40 anos de setor elétrico, é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Engenharia de Sistemas de Potência pelo Rensselaer Polytechnic Institute, dos EUA. Trabalhou na ELETROBRÁS por 28 anos na área de operação do sistema elétrico, tendo ocupado diversos cargos, chegando à a Diretoria de Engenharia sendo responsável pela coordenação do CCPE (planejamento da expansão) e do GCOI...
11/03/2025 a 11/03/2027 - Terças e Quintas-feiras - 17h às 20h (Horário de Brasília)
Quero me inscreverConfira os valores promocionais disponíveis.
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Elo, Diners, Mastercard e Visa; boleto bancário¹ e cartões de débito².
¹o boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária após o registro no banco, realizado, no máximo, uma hora após o atendimento
²somente presencial, em um dos balcões de atendimento da PUC-Rio.
Descontos:
Empresas associadas ao IBP terão 10%;
Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio terão desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento ou presencialmente, na unidade PUC-Rio da Gávea.
Desconto não cumulativo.
Central de Relacionamento (PUC-Rio): 0800 970 9556 ou (21) 97658-6094 (WhatsApp)
Profissionais de engenharia, administração, economia, direito e áreas afins, com interesse na área de engenharia, planejamento e regulação no setor de energia.
Material eletrônico
Certificado de conclusão
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Mínimo de 75% de frequência às aulas e atividades oficialmente programadas;
Aprovação nas avaliações acadêmicas em cada uma das disciplinas com nota igual ou superior a 6,0 (seis) e média global igual ou superior a 7,0 (sete). A média global é a média aritmética dos graus individuais de todas as disciplinas cursadas;
Aprovação de uma dissertação na forma de uma monografia ou formato de artigo, seguindo a orientação da Coordenação do Curso.
até 10 dias antes do início do curso
24 meses - Carga Horária: 360 h
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.