MBE Energia | Curso - UnIBP

Modalidade

EAD - Ensino a distância


Formato

Transmissão ao vivo

Período

20/08/2024 - 20/08/2026

Horário

Terças e Quintas-feiras - 17h às 20h (Horário de Brasília)

Duração

24 meses - Carga Horária: 360h

Sobre o curso

Esse curso é ministrado na seguinte modalidade:

Sobre o curso

O MBE Energia é um curso de pós-graduação Lato Sensu do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio em parceria com a UnIBP e com o Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), sendo este o responsável pela coordenação acadêmica. O M.B.E. se destina àqueles que se interessam pela área de energia. Serão considerados elegíveis para inscrição os profissionais de engenharia, economia, direito e áreas afins, formados em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo Ministério de Educação e portadores de diploma legalmente reconhecido para exercício de suas profissões no Brasil.

Objetivo

Contribuir para a capacitação técnica de profissionais de nível superior na área de engenharia, planejamento e regulação no setor de energia.

Os alunos ao concluírem o curso estarão aptos a exercer diferentes atividades associadas a avaliação dos projetos, ao planejamento e a consistência regulatória, com conhecimentos gerais e específicos para entender, discutir, tomar decisões e colaborar em projetos e sistemas tratados no ambiente do curso. Esses assuntos englobam as fases de estudos preliminares de projetos, seus aspectos introdutórios a viabilidade técnico-econômico e regulatória.

Metodologia

Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom. Aulas gravadas e disponibilizadas para consulta por até 2 meses após a data de término do curso.

Serão adotados diversos métodos didáticos tendo em vista a natureza interdisciplinar do curso e as características de cada disciplina. De modo geral serão utilizadas aulas expositivas, vídeos, palestras, seminários etc. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento, poderão ser empregados estudos de casos, com a participação de especialistas e executivos do setor, de forma a que se permita promover análises mais profundas, auxiliando o discente nas atividades de planejamento e fornecendo subsídios ao processo de tomada de decisão.

Procedimento de Admissão:

Documentos Necessários

  • Curriculum Vitae
  • Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
  • Histórico Escolar Oficial da Graduação Completo

A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br

Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.

Inscrição

A taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
– Internet
– Central de Atendimento – 0800 970 9556
– WhatsApp – (21) 97658-6094
– Presencial – Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea

Matrícula

O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.

Posteriormente, enviaremos à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.

Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.

O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.

Conheça a UnIBP

A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.

Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).

Curso em parceria com:

           

Programa Técnico

Disciplinas:

Bio Combustíveis
Carga horária: 6 horas

Conceito e aproveitamento de biomassa. Definição e histórico de biocombustíveis. Mercados nacional e global, barreiras e tendências tecnológicas. Aspectos ambientais, econômicos e regulatórios. Tecnologias de produção e uso de biocombustíveis: etanol, biodiesel, óleo vegetal hidrotratado (HVO), combustíveis sustentáveis para aviação (SAF), bio-óleo biogás/biometano, gás de síntese como fonte de energia: produção, armazenamento, transporte e uso.

Digitalização e Novas Tecnologias no Setor Elétrico
Carga horária: 9 horas

Smart city: o conceito de redes inteligentes, Positive Energy Districts, Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Smart grid: o conceito de redes inteligentes, medidores inteligentes, infraestrutura avançada de medição, recursos energéticos distribuídos, otimização do sistema, microgrid. Digitalização de edificações: soluções digitais e seus impactos no consumo de energia; Smart Home. Eletrificação do setor de energia: eletrificação do setor de transporte e eletrificação do setor industrial.

Geração Termoelétrica Convencional e Não Renovável
Carga horária: 9 horas

Usinas termelétricas a carvão. Tecnologias de combustão em usinas térmicas a carvão: combustão de carvão pulverizado, combustão em leito fluidizado e sistemas de gaseificação integrada com leito fluidizado (IGCC). Sistemas de controle de emissão de poluentes em termelétricas a carvão. Tecnologias usinas térmicas a gás: usinas em ciclo simples, ciclo combinado e cogeração. Sistemas de controle de emissão de poluentes em termelétricas a gás. Usinas nucleares. Ciclo do combustível nuclear. Tecnologias de usinas nucleares: reatores a água pressurizada (PWR), a água fervente (BWR), a água pesada (CANDU), reatores avançados. Segurança de usinas nucleares. Usinas termelétricas a biomassa e a cana de açúcar.

H2 Sustentável e e-Fuels
Carga horária: 6 horas

O produto hidrogênio: propriedades físico-químicas; Aplicações vigentes para o hidrogênio; Principais rotas tecnológicas para produção de hidrogênio de baixo carbono; Armazenamento e transporte; Carreadores de H2; Usos finais proeminentes; Principais e[1]fuels a partir do hidrogênio de baixo carbono; Certificação de projetos de hidrogênio e e-fuels; Casos nacionais e internacionais; Análise técnica de projetos de H2 verde e e-fuels; Avaliação econômica do uso de H2 em substituição a fontes fósseis.

Armazenamento de Energia
Carga horária: 9 horas

Energia; potência; geração e transformação de energia; conceitos básicos sobre o armazenamento de energia; formas e sistemas de armazenamento de energia: fóssil, hidráulica, mecânica, térmica, termoquímica, eletroquímica, baterias, hidrogênio, combustíveis sintéticos, super capacitores; capacidade de armazenamento; transferência de energia; potência disponível; eficiência; distribuição; acoplamento à malha; confiabilidade, análise técnica-econômica de sistemas de armazenamento.

Comercialização de Energia Elétrica
Carga horária: 12 horas

Mercado Brasileiro de eletricidade: Overview do Desenho do Mercado Brasileiro (ACR, ACL e MCP); Governança do Mercado; Formação de Preços (PLD). Mercados de energia no Brasil : Mercado de curto-prazo; Mercado regulado; Mercado livre. Os leilões de energia elétrica: Leilões de energia nova no mercado regulado; Leilões de energia existente no mercado regulado; Leilões de energia no mercado livre (recomposição de lastro). Evolução do mercado livre. Evolução dos Sistemas de Negociação de energia elétrica: Mercados Bilaterais (Balcão de Energia | OTC); Mercados spot (Bolsa de Energia); Derivativos;Futuro da precificação de energia.

Eficiência Energética
Carga horária: 12 horas

Principais Conceitos; Políticas de Eficiência Energética no Brasil; PROCEL; CONPET; PEE das Distribuidoras; PNEf – Plano Nacional de Eficiência Energética; Gerenciamento Lado da Demanda (GLD); Medição e Verificação; EM 50001 – Gestão de Energia; Iluminação Eficiente; Conforto Térmico; Motores Eficientes; Certificados de Edifícios Sustentáveis; Conceitos Básicos de Redes Inteligentes; PPH – Pesquisa de Posses e Hábitos.

Fundamentos da Indústria de Gás Natural
Carga horária: 12 horas

Introdução à cadeia do gás natural: Delimitação técnica da cadeia do Gás Natural; O produto gás natural; A cadeia do gás natural no Brasil; Produção e aproveitamento comercial do gás; Alternativas de monetização do gás natural; Principais características da produção de gás natural no Brasil; Especificidades do gás do pré-sal; Evolução da produção de gás natural no Brasil; Principais atores da produção de gás no Brasil; Principais infraestruturas de escoamento e tratamento de gás. Transporte de gás natural por dutos e estocagem subterrânea de gás: Características da tecnologia de transporte de gás por dutos; Transportadoras de gás brasileiras; Regulação do transporte de gás no Brasil: Tipos de dutos e caracterização de gasodutos de transporte; Tipos de serviços de transporte; Acesso à infraestrutura de transporte; O modelo de tarifação por entrada-saída; Fixação e revisão tarifária pela ANP; Estocagem de gás natural: Tipos de estocagem do gás natural; Mercados para serviços de estocagem; Regulação da estocagem no Brasil. A distribuição do gás natural: O que faz a distribuição de gás natural; Tipos de dutos e caracterização de gasodutos de distribuição; Empresas de distribuição no Brasil; Regulação da distribuição de gás no Brasil: Diferentes contratos de concessão para distribuição no Brasil; Regulação do consumidor livre, auto-produtor e auto-importador; Acesso à infraestrutura de distribuição; Revisão tarifária na distribuição no Brasil. Gás natural liquefeito (GNL) e as Tecnologias alternativas de transporte do gás natural: Cadeia do GNL: Liquefação em terra; Liquefação embarcada; Transporte do GNL; Regaseificação;Small Scale LNG (ssLNG); Regulação do GNL no Brasil; Gasodutos virtuais – aspectos técnicos: Transporte de gás a granel via GNL; Transporte de gás a granel via CNC; Empresas transportadoras de gás a granel no Brasil; Regulação do transporte do gás natural a granel no Brasil: Regulação da ANP para transportadoras de gás a granel; Regulação estadual do transporte de gás a granel; Relação entre transportadores de gás e as distribuidoras. Mercados de gás natural no Brasil: – Segmentos do mercado de gás natural no Brasil; – Evolução do mercado de gás no Brasil; Tendencias para o mercado de gás no Brasil.

Fundamentos da Indústria de Petróleo
Carga horária: 24 horas

Introdução à Indústria de Petróleo: descrição dos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização de petróleo e logística de transporte e armazenamento de petróleo. Noções de Geologia de Petróleo: A origem da Terra; Tectônica de Placas; rochas e processos sedimentares; geração, migração e acumulação de petróleo; O Pré-Sal Brasileiro; Tecnologia de Exploração: prospecção geológica de petróleo; mapeamento estrutural e estratigráfico; técnicas geoquímicas; técnicas geofísicas; métodos potenciais e sismografia. Perfuração de Poços: coluna de perfuração; fluidos de perfuração; revestimentos de poços; sondas de perfuração; classificação de poços; Completação de Poços: equipamentos de superfície; canhoneio de poços; estimulação de poços; tipos de completação. Tecnologia de Reservatórios: Comportamento termodinâmico de petróleo e gás natural; propriedades de fluidos; propriedades de rochas; propriedades do sistema rocha-fluido; deslocamento imiscível; Mecanismos de recuperação de petróleo; balanço de materiais; métodos de curvas de declínio; recursos e reservas; métodos de avaliação de recursos. Elevação natural de petróleo; elevação artificial de petróleo; processamento primário de petróleo; Sistema de produção offshore; sistema de coleta submarino; unidades estacionárias de produção; sistema de escoamento da produção. Refino de Petróleo e Trading: Rentabilidade do refino; tecnologia de refino; A questão dos preços; a questão das margens; situação do refino no Brasil. Logística na indústria do petróleo e gás (Upstream, Midstream e Downstream); Tipos de modais: rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo, dutoviário; Transporte Marítimo: tipos de embarcação; afretamento de navios; Terminais: bases primárias e secundárias; terminais terrestres; terminais aquaviários; operações de terminais; tipos de tanques; sistemas de armazenamento; Armazenamento subterrâneo; Operações offshore ; Dutos: oleodutos e gasodutos terrestres e submarinos; estudos e projetos; construção e montagem; inspeção e manutenção; operação; gerenciamento de risco operacional; contingências.

Fundamentos Termodinâmica, Energia, Origem, Usos e Matriz
Carga horária: 12 horas

Definições e conceitos básicos: força, trabalho, energia e potência; fundamentos da termodinâmica: substância pura; equilíbrio termodinâmico; propriedades; entalpia e entropia; equação de estado; primeira e segunda leis da termodinâmica; principais ciclos termodinâmicos: irreversibilidade e disponibilidade. Apresentar os conceitos básicos relacionados com a origem da energia, usos e formas de obtenção de energia, considerando aspectos tecnológicos, econômicos e ambientais. Conversão de energia e energia em transporte. Recursos energéticos – apresentação do conceito de recursos energéticos e discussão dos usos de cada um. Recursos renováveis e não renováveis. Evolução do uso dos recursos no mundo e tendências. Uso dos recursos energéticos e impactos ambientais; Matriz energética mundial – apresentação e discussão a respeito da distribuição de recursos e reservas energéticas e seus usos nos diferentes países; Matriz energética brasileira – discussão a respeito da evolução da matriz energética brasileira. Usos energéticos e não energéticos. Uso por fontes e segmentos; Usos Finais: Eficiência energética e uso racional. Indicadores de intensidade energética. Gerenciamento pelo lado da demanda.

Geração Elétrica de Fontes Renováveis
Carga horária: 12 horas

Conceito de fontes alternativas e renováveis de energia. Formas de aproveitamento de energia eólica e solar: solar fotovoltaico e solar concentrado. Potenciais eólico e solar do Brasil. Noções de hidrologia aplicadas à hidroeletricidade; turbinas hidráulicas, usinas hidrelétricas de grande porte, mini e micro usinas hidrelétricas. Conceitos sobre geotermia: mecanismos, formas de aproveitamento. Fundamentos dos sistemas para aproveitamento da energia dos oceanos (ondas, correntezas e marés).

Planejamento, Operação e Transmissão de Sistemas de Potência
Carga horária: 12 horas

Planejamento da Expansão: Conceitos básicos de planejamento, planejamento determinativo, planejamento Indicativo, e modelos setoriais; O novo mix eletroenergético, e o chamado “Trilema de Requisitos Sistêmicos”; Os elementos variáveis a serem estudados pelo planejamento da expansão: Critérios de Confiabilidade a serem usados a nível de planejamento; Os requisitos de constante interação do planejamento da expansão com a atividade de Operação: previsões de carga; previsões de comportamentos de fontes intermitentes; previsões de desempenho de geração distribuída; previsões de indisponibilidades e atrasos de obras; previsões de contingências múltiplas críveis;

Tendências e Desafios da Transição e o Futuro da Energia
Carga horária: 12 horas

Gás natural, gás natural não convencional e GNL como drivers de transição; Biomassa e o etanol de 2ª geração; Geração distribuída como indutora de mudanças; armazenamento; Veículos elétricos – perspectivas e externalidades; Perspectivas das outras fontes/ tecnologias Indústria 4.0; digitalização, IoT e big bata, reflexões para o setor energético; Energia e transições – consequências da descentralização.

 

 

Disciplinas

Comercialização de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis
Carga horária: 9 horas

Disciplinas

Avaliação e Gestão de Riscos Financeiros em Projetos de Energia
Carga horária: 9 horas

Disciplinas

Energia, Ecossistemas e Mudanças Climáticas
Carga horária: 9 horas

Disciplinas

Tópicos Especiais em Energia
Carga horária: 18 horas

Corpo Docente

MBE Energia

20/08/2024 a 20/08/2026 - Terças e Quintas-feiras - 17h às 20h (Horário de Brasília)

Quero me inscrever

Confira os valores promocionais disponíveis.

INVESTIMENTO

OUTRAS INFORMAÇÕES

O que o curso inclui?

Material eletrônico
Certificado de conclusão

Como obter o certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Mínimo de 75% de frequência às aulas e atividades oficialmente programadas;
Aprovação nas avaliações acadêmicas em cada uma das disciplinas com nota igual ou superior a 6,0 (seis) e média global igual ou superior a 7,0 (sete). A média global é a média aritmética dos graus individuais de todas as disciplinas cursadas;
Aprovação de uma dissertação na forma de uma monografia ou formato de artigo, seguindo a orientação da Coordenação do Curso.

Inscrições

Até 08/08/2024

Duração

24 meses - Carga Horária: 360 h

VANTAGENS DE ESTUDAR NA UnIBP

Inteligência Setorial

Professores de Destaque

Aprendizagem Aplicada

Educação Flexível

Empreendedorismo

Está com alguma dúvida?

Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.

Talvez você também goste

RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA UnIBP

Ao clicar no botão "Enviar", você está concordando com os Termos e Condições da UnIBP.
* Todos os campos acima são obrigatórios.