MBE Energia | Curso - UnIBP

Modalidade

EAD - Ensino a distância


Formato

Transmissão ao vivo

Período

16/03/2021 - 24/06/2021

Horário

(1º Período) Terças e quintas-feiras, das 18h às 21h. (Plataforma Zoom)

Duração

O curso terá duração total de 15 meses. As datas apresentadas correspondem somente ao 1º período. Carga horária total: 387h

Sobre o curso

Esse curso é ministrado na seguinte modalidade:

Sobre o curso

O MBE Energia é uma pós-graduação Lato Sensu, destinada a profissionais de nível superior de diversas áreas, que atuam ou tenham interesse em atuar na indústria de energia.

A UnIBP é a universidade setorial, criada para contribuir com o desenvolvimento da indústria de Petróleo e Gás em suas principais necessidades e no tempo do negócio. Se você já atua na indústria ou pretende investir em uma carreira no setor, está no lugar certo.

Destinado aos profissionais das áreas de engenharia, economia, direito e áreas afins, formados em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo Ministério de Educação e portadores de diploma legalmente reconhecido para exercício de suas profissões no Brasil.

Com base em conhecimentos gerais e específicos da indústria, os alunos estarão aptos a avaliar a consistência regulatória de projetos, executar planejamentos relacionados a diferentes aspectos do setor de energia e tomar decisões assertivas. Os assuntos englobam estudos preliminares de projetos, aspectos introdutórios à viabilidade técnico-econômico, planejamento e regulação.

Confira esse e outros programas de educação continuada da UnIBP.

Oferecemos ainda a flexibilidade de realizar cursos em diversos formatos: presencial, semipresencial, in company, ensino a distância, MBA ou especialização. Verifique as modalidades disponíveis e ingresse na UnIBP. A única formação com a qualidade IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

Programa Técnico

Carga horária: 12 horas

Descrição das diferentes fontes de combustíveis fósseis, renováveis e/ou vetores de energia em termos de propriedades e usos, com exemplos de aplicações. Combustíveis fósseis: Gasolina, Diesel: veicular, marítimo. Querosene / Jet fuel, Nafta, Gás natural, Gás liquefeito de petróleo, Carvão; Recursos não convencionais: shale gas, shale oil, xisto betuminoso, areias betuminosas. Gás de refinaria, Coque, Combustíveis renováveis:, Álcoois: metanol, etanol, n-butanol, Biodiesel, Óleo: vegetal, animal, residual, Éteres: DME, DEE, MTBE, ETBE, TAME, TAEE, Resíduos sólidos vegetais, Resíduos sólidos urbanos., Biogás, Syngas, Lenha e carvão vegetal, Green fuel: green diesel, green gasoline, Alcatrão, Outros combustíveis ou vetores de energia, Hidrogênio, Propelentes, Água: hidroeletricidade, eletrólise, Combustíveis nucleares, Vento, Radiação solar

Carga horária: 12 horas

Definições e conceitos básicos: forca, trabalho, energia e potencia; leis de Newton; sistema e volume de controle; noções de hidrodinâmica e transferência de calor; fundamentos da termodinâmica: substancia pura; equilíbrio termodinâmico; propriedades; entalpia e entropia; equação de estado; primeira e segunda leis da termodinâmica; principais ciclos termodinâmicos: ciclos motores e de refrigeração; irreversibilidade e disponibilidade.

Carga horária: 30 horas

– Noções de Geologia de Petróleo: Rochas e minerais; sedimentação; diagênese de rochas sedimentares; geração, migração e acumulação de petróleo; composição do petróleo e gás natural; deformação de rochas sedimentares; falhas geológicas; datação de rochas; tectônica de placas geológicas; Tecnologia de Exploração.
– Prospecção geológica de petróleo; mapeamento estrutural e estratigráfico; técnicas geoquímicas; técnicas geofísicas: métodos potenciais e sismografia; Tecnologia de Reservatórios: Tipos de rochas reservatório; propriedades permo-porosas de reservatórios; mecanismos de recuperação de reservatórios; métodos de recuperação melhorada de petróleo; curvas de declínio de produção; método de balanço de materiais; conceituação de recursos e reservas; técnicas de avaliação de reservas; Tecnologia de Poços: Perfuração de poços; sondas de perfuração terrestres e marítimas; equipamentos de poços: superfície e subsuperfície; avaliação de poços; completação de poços; estimulação de poços; Tecnologia de Produção: Elevação natural e artificial de petróleo; instalações de produção terrestres e marítimas; processamento primário de petróleo; Processamento e transporte de gás natural: Comportamento termodinâmico do gás natural; tratamento de gás natural; compressão de gás natural; transporte de gás natural (gasodutos, transporte de gás natural liquefeito ou comprimido); Tecnologia de refino de petróleo: Caracterização de petróleo; processos convencionais de refino; novas refinarias: complexidade e maior rendimento em derivados de alta qualidade.

Carga horária: 18 horas

– Matriz elétrica nacional e mundial. Noções de hidrologia aplicadas à hidroeletricidade; turbinas hidráulicas, usinas hidrelétricas de grande porte, mini e micro usinas hidrelétricas. Usinas termelétricas a carvão. Tecnologias de combustão em usinas térmicas a carvão: combustão de carvão pulverizado, combustão em leito fluidizado e sistemas de gaseificação integrada com leito fluidizado (IGCC). Sistemas de controle de emissão de poluentes em termelétricas a carvão. Tecnologias usinas térmicas a gás: usinas em ciclo simples, ciclo combinado e cogeração. Sistemas de controle de emissão de poluentes em termelétricas a carvão Usinas nucleares. Ciclo do combustível nuclear. Tecnologias de usinas nucleares: reatores a água pressurizada (PWR), a agua fervente (BWR), a água pesada (CANDU), reatores avançados. Segurança de usinas nucleares. Usinas termelétricas a biomassa e a cana de açúcar.

Carga horária: 12 horas

– Conceito de fontes alternativas e renováveis de energia. Formas de aproveitamento de energia eólica e solar. Potenciais eólico e solar do Brasil. Conceito e aproveitamento de biomassa. Etanol e biodiesel. Hidrogênio como fonte de energia. Sistemas para aproveitamento dos movimentos dos mares (correntezas e marés). Pequenas centrais hidrelétricas.

Carga horária: 9 horas

– Visão Sistêmica em Logística, Logística Integrada e Cadeias de Suprimentos; Cadeia Global e Riscos; Hierarquia de decisões em Logística e Cadeias de Suprimentos; Nível de Serviço e custo total; Indicadores logísticos; Planejamento e operações de transportes; Sistemas de estoque e armazenagem; Projeto da rede física da cadeia de suprimentos; Efeito Chicote; Estratégias de otimização em cadeias de abastecimento; Sistemas de Informação em Logística e Cadeias de Abastecimento. Operadores Logísticos. Método ABC. Just In Time (JIT). Material Requirement Planning (MRP). Distribuição e Transporte.

Carga horária: 15 horas
– Energia; potência; geração e transformação de energia; conceitos básicos sobre o armazenamento de energia; formas e sistemas de armazenamento de energia: fóssil, hidráulica, mecânica, térmica, termoquímica, eletroquímica, baterias, hidrogênio, combustíveis sintéticos, super capacitores; capacidade de armazenamento; transferência de energia; potência disponível; eficiência; distribuição; acoplamento à malha; confiabilidade, análise técnica-econômica de sistemas de armazenamento.

Carga horária: 12 horas
– Gás natural, gás natural não convencional e GNL como drivers de transição; Biomassa e o etanol de 2ª geração; Geração distribuída como indutora de mudanças; armazenamento; Veículos elétricos – perspectivas e externalidades; Perspectivas das outras fontes/ tecnologias (e.g. onde foi parar a economia do hidrogênio? E o clean coal?); Indústria 4.0; digitalização, IoT e big bata, reflexões para o setor energético; Energia e transições – consequências da descentralização

Carga horária: 18 horas

Recursos energéticos – apresentação do conceito de recursos energéticos e discussão dos usos de cada um. Recursos renováveis e não renováveis. Evolução do uso dos recursos no mundo e tendências. Uso dos recursos energéticos e impactos ambientais; Matriz energética mundial – apresentação e discussão a respeito da distribuição de recursos e reservas energéticas e seus usos nos diferentes países; Matriz energética brasileira – discussão a respeito da evolução da matriz energética brasileira. Análise e avaliação das diversas fontes de geração de energia (fontes renováveis e não renováveis). Usos energéticos e não energéticos. Uso por fontes e segmentos; Usos Finais: Eficiência energética e uso racional. Indicadores de intensidade energética. Gerenciamento pelo lado da demanda. Geração Distribuída.

Carga horária: 30 horas

– Regimes fiscais para contratação das atividades de exploração e produção de hidrocarbonetos. Apresentação e detalhamento dos três diferentes regimes utilizados no Brasil para a contratação de empresas para a exploração e produção de óleo e gás: Concessão, Partilha de Produção e Cessão Onerosa. Características e diferenças, implicações do ponto de vista de arrecadação de royalties, legislação aplicável.- Consecução de investimentos nas indústrias de óleo, gás natural e biocombustíveis – refino de petróleo, processamento de gás natural, transporte de petróleo e gás natural, distribuição de derivados, distribuição de GNC e GNL, importação/exportação de petróleo, produção e comercialização de biodiesel, leilões de biodiesel, produção de biometano, produção e de etanol. Apresentação e discussão dos requisitos necessários para a realização de investimentos. Apresentação, análise e discussão dos programas de governo com o objetivo de propor medidas para o desenvolvimento das indústrias de gás natural (Gás para Crescer), combustíveis derivados de petróleo (Combustível Brasil) e biocombustíveis (RenovaBio).

Carga horária: 24 horas

– Os fundamentos de política, planejamento e regulação do setor energético; Papel das agências reguladoras; Modelos de regulação (por custo, preço, incentivo, coercitivo, etc.)
– Outorgas (contratos e outros instrumentos); Modelos de planejamento (determinativo, indicativo, participativo, integrado, espacial e em condições de incerteza); Operação do setor energético ( centralizada, com base em mercado, evolução no Brasil e no mundo, os sistemas distribuídos); Funcionamento do mercado energético (de curto e longo prazos, mercado spot e bilateral, leilões, sistemas energéticos transativos, poder de mercado); Check and balance (acompanhamento e ajustes do planejamento, operação e mercado do setor energético)

Carga horária: 12 horas

– Energia na Constituição Federal: eletricidade, petróleo e gás natural. Planejamento, regulação e prestação de serviço no setor de energia. Desestatização do setor elétrico e reformas setoriais. O Estado-empresário: regime jurídico da Petrobras e da Eletrobras. As instituições setoriais e seus papéis: CNPE, MME, ANEEL, ANP, EPE, CCEE, ONS. Características das agências reguladoras. Funções reguladoras. Extensão e limites do poder normativo das agências setoriais. Contratos: CCEAR e CEAL. Contratos de concessão de distribuição e transmissão de energia elétrica. Contrato de concessão de petróleo e gás natural. Partilha de produção de petróleo e gás. Controle externo das decisões regulatórias: Poder Judiciário e Tribunal de Contas da União.

Carga horária: 18 horas

– Operação dos sistemas elétricos, e os requisitos de interações com os sistemas de combustíveis (água, vento, sol, gás natural, carvão, nuclear, óleo, madeira, bagaço de cana, etc.) – os aspectos de logística; os mercados de energia elétrica, e de combustíveis: a comercialização de energia, e os rebatimentos na operação e expansão do sistema; preços de energia elétrica a curto, médio e longo prazos, custos marginais de expansão e de operação; os leilões de energia elétrica; mercado regulado e mercado livre.

Carga horária: 12 horas

– O ecossistema: Definição e espécies básicas, Componentes dos ecossistemas, Diversidade e estabilidade, Fluxo de energia nos ecossistemas; Ciclos biogeoquímicos: Tipos básicos, O ciclo hidrológico, Fatores, mitantes; Impactos ambientais: Tipologia de impactos, Previsão de impactos de empreendimentos, Avaliação de impactos

Carga horária: 12 horas

– O planejamento ambiental o uso do território e o setor de energia, no Brasil e no mundo; a questão climática e seus desafios; novos padrões de produção e de consumo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS; a avaliação de impacto ambiental, o licenciamento ambiental e o setor de energia no Brasil; boas práticas internacionais; a importância do gerenciamento de risco das atividades

Carga horária: 24 horas

– Princípios e regras gerais de contabilidade. Análise de demonstrações financeiras. Indicadores Financeiros; Análise dos modelos financeiros; fundamentos da análise financeira; modelagem financeira; regulação econômica – TIR, CMPC; metodologias de precificação de projetos de infraestrutura; consolidação contábil; sistema financeiro: Introdução aos mercados financeiros; produtos financeiros; mercados organizados; funcionamento da bolsa e suas operações especiais; produtos dos mercados financeiros: renda fixa, renda variável e derivativos; gestão das carteiras de investimentos.

Carga horária: 18 horas

– Aversão ao risco e resposta comportamental: o que se pensa sobre risco, utilidade e riqueza, como medir aversão ao risco, as consequências das visões de risco; identificação e avaliação de riscos: incerteza e risco, abordagem probabilísticas, valor ajustado ao risco; falhas básicas na gestão de risco; a gestão de riscos: elaboração de perfil, proteção, gestão estratégica

Carga horária: 15 horas

– Finanças corporativas; bancos de investimentos e comerciais; investidores estratégicos; fundos de private equity; avaliação financeira de projetos de energia; desenvolvendo estratégias para levantar fundos; novas formas de financiamento externo; financiamento especifico dos diferentes setores energéticos; financiamento de projeto internacionais; financiamento das tecnologias e dos distintos setores energéticos; financiamento das tecnologias da energia; financiamento das empresas energéticas.

Carga horária: 15 horas

– Tributação de Energia no Brasil: os tributos incidentes no setor elétrico: Conceitos Gerais; Espécies tributárias ; Isenção, Não incidência, Diferimento e Benefícios fiscais; Tributação de Energia Elétrica; Aspectos gerais da tributação da geração; Tributos incidentes sobre a geração hidráulica; Tributos incidentes sobre a geração termoelétrica; Tributos incidentes sobre a geração eólica e solar; Aspectos gerais da tributação da comercialização; Aspectos gerais da tributação da transmissão; Aspectos gerais da tributação da distribuição; Incentivos Fiscais e impactos sobre os modelos de negócios.
– Tributação e Participações Governamentais na exploração e produção de petróleo e gás; Repetro; Tributação na comercialização do Gás Natural; Tributação nos derivados de petróleo; As Participações Governamentais na exploração e produção de petróleo e gás no Brasil; Legislação das Participações Governamentais nos diferentes modelos regulatórios; Distribuição das Participações Governamentais

Carga horária: 12 horas

– Importância da energia para o bem-estar da sociedade, ou como o mundo tornou-se dependente de fontes fósseis; Mudanças climáticas: uma questão de energia; Riscos climáticos e os desafios para a indústria de óleo e gás; Atratividade das novas tecnologias para a geração de energia; Transição para uma economia de baixo carbono: desafios e oportunidades; A revolução da mobilidade urbana e seu impacto no setor de energia; A empresa de energia do século XXI; A nova geopolítica da energia.

Carga horária: 24 horas

– Panorama geral da indústria energética no Brasil e no Mundo; Aspectos técnicos, econômicos e regulatórios dos setores energéticos; Futuro dos mercados energéticos, Desafios tecnológicos da transição; Cidades, geração distribuída, transição das bases energéticas; Digitalização e sistemas cognitivos no setor de energia, Indústria 4.0; digitalização e IoT, reflexões para o setor energético.

Carga horária: 9 horas

– Processo de decisão de investimentos: principais informações e formatos, Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) aspectos financeiros, estratégicos, matriz de riscos, análise de cenários, tipos de apresentação.
– Avaliação de empresas: Método de fluxo de caixa descontado, uso de múltiplos (EBITDA, Lucro etc). Taxas de desconto para empresas pré-operacionais ou em fase de implantação de projetos.
– Estruturas de capital de empresas e projetos. Níveis de endividamento adequados, alavancagem ótima, conceitos de custo de capital próprio, WACC.
– Estruturas de Project finance: características, pacote de garantias, seguro, principais contratos de engenharia, construção e montagem, engenharia do proprietário, garantias de performance.

Corpo Docente

INVESTIMENTO

OUTRAS INFORMAÇÕES

O que o curso inclui?

Material eletrônico
Certificado de conclusão

Como obter o certificado

Frequência mínima exigida: 75% da carga horária total do curso
Prazo de entrega: em até 30 dias úteis após a conclusão do período letivo

Inscrições

Até o dia 28/02/2021

Endereço

PUC - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

VANTAGENS DE ESTUDAR NA UnIBP

Inteligência Setorial

Professores de Destaque

Aprendizagem Aplicada

Educação Flexível

Empreendedorismo

Está com alguma dúvida?

Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.

Talvez você também goste

RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA UnIBP

Ao clicar no botão "Enviar", você está concordando com os Termos e Condições da UnIBP.
* Todos os campos acima são obrigatórios.