Perguntas Frequentes

Não encontrou sua resposta e ainda está com dúvidas?

Entre em contato conosco por e-mail cursos IBP ou por Whatsapp (21 2112.1962). O atendimento é de segunda a sexta, de 9h às 18h.

UnIBP

A Educação do IBP, agora é UnIBP. A Universidade do setor de Petróleo,gáse biocombustíveis que tem por objetivo desenvolver as competências essenciais dos profissionais dessa indústria e assim colaborar para a promoção de um setor competitivo, sustentável, ético e socialmente responsável.
A universidade setorial é a ampliação do já conhecido conceito de universidade corporativa. Nesse sentido, a UnIBP surge como a universidade do setor de petróleo e gás, oferecendo aprendizagem continuada para aqueles que atuam ou desejem migrar/atuar na indústria. Sendo assim, diferentemente de uma universidade corporativa, que tem como objetivo a qualificação do público interno de acordo com a cultura de uma determinada empresa, a UnIBP surge para desenvolver as competências essenciais para o profissional do setor de petróleo e gás, focando, portanto, em um público externo.

Toda a estrutura pedagógica da antiga área de Educação foi reformulada, de forma a atender as necessidades atuais da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Isso significa dizer que todo o ambiente de aprendizagem foi repensado, para que a UnIBP atue de maneira pró-ativa, centralizada e estratégica para o setor, sendo capaz de desenvolver competências críticas para o negócio das empresas e profissionais que fazem parte das diversas etapas dessa cadeia produtiva.
Desenvolvemos uma metodologia pedagógica estruturada, possibilitando que os alunos tracem seu caminho de carreira com o apoio da UnIBP e que desfrutem de uma Experiência eficiente, moderna e dinâmica. A partir do agrupamento da indústria de petróleo e gás em diferentes blocos, a Universidade se divide em cinco escolas que irão oferecer cursos técnicos e não-técnico: E&P, Midstream e Downstream, Gás e Energia, Tecnologia e Inovação e Escola de Negócios.

1. Inteligência setorial
2. Professores de destaque no setor
3. Aprendizagem aplicada
4. Educação flexível
5. Empreendedorismo
6. Comunidade Alumni
7. Ética, Transparência e Compliance

5 escolas refletem os principais pilares essenciais para o funcionamento da nossa indústria hoje. Cada uma tem foco e objetivo bem definidos, de forma que todos os macroprocessos do setor se acomodam dentro dessa estrutura.

Apresentam as diversas áreas de atuação profissional que compõem a atividade do setor. Permeiam a estrutura das escolas de acordo com as necessidades reais da indústria.

Na UnIBP, cada profissional encontra um currículo modular com o mapeamento de todos os desafios que irá encontrar em sua trajetória profissional e com as soluções educacionais que apoiarão o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

A trilha de aprendizagem serve para dar suporte ao profissional, que se torna o protagonista da sua formação e qualificação. O profissional que deseja oportunidades de capacitação e necessidades de aperfeiçoamento poderá criar seu próprio mapa de aprendizagem e caminhará na sua própria trilha.
Com as trilhas de aprendizagem o caminho para o desenvolvimento profissional fica mais assertivo e completo. O estudante recebe indicações dos produtos educacionais, eventos específicos e publicações que complementam sua formação. Seguindo a trilha de aprendizagem o profissional desenvolve competências críticas, cumprindo uma sequência de passos estrategicamente planejados para sua formação.
Nas Trilhas de Aprendizagem, o aluno pode aderir a um curso individualmente ou dentro do contexto da formação completa.

A metodologia pedagógica da UnIBP se baseia em 4 grandes pilares:

• Realidade Profissional: aprendizado contextualizado garantindo domínio completo das principais técnicas e ferramentas de seu campo de atuação profissional, abrindo a possibilidade de inovação e criatividade.
• Metodologias ativas: potencialização da aprendizagem e formação crítica do profissional, utilizando princípios como: interação (hands on), estudos de casos, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem em pares (Peer to peer) e sala de aula invertida.

• Desenvolvimento integral: conhecimento técnico + conhecimento comportamental fundamental para o profissional que irá atuar na indústria frente ao tema que está sendo estudado.

• Troca de experiências: canais complementares de interação entre o corpo de alunos, ex-alunos e professores promovendo a construção contínua do conhecimento: chats, ciclo de palestras, webinars e comunidades de prática.

As matrículas deverão ser realizadas através do site da UnIBP, acessando as informações do curso ou trilha de aprendizagem desejada. Veja a agenda completa aqui (colocar link para a agenda).

Para pessoa jurídica, boleto faturado. Para pessoa física, boleto à vista, cartões de crédito (parcelado em até seis vezes sem juros) e débito.

Depende do pré requisito apresentado no curso oferecido e do perfil do público-alvo descrito na ementa de cada curso.

A duração dos cursos varia de acordo com a modalidade e o tema, você pode conferir cada um deles clicando aqui.

A confirmação da inscrição é automática mediante a inscrição no portal e a confirmação de pagamento do participante. Já a confirmação do curso é feita até 10 dias antes da data de início.

Sim, desde que os horários sejam compatíveis.

Existem modalidades flexíveis de cursos: Presencial, E-Learning , In Company e Híbrido.

Sim. Para receber o certificado, o aluno deve atender à frequência mínima exigida de 75% de presença nas aulas . O prazo de entrega é de 30 dias úteis.

Mande um e-mail para cursos IBP informando os seguintes dados: nome completo, nome do curso e ano de realização. A segunda via fica pronta 40 dias após a solicitação mediante pagamento de taxa a ser confirmada.

As inscrições canceladas até 10 (dez) dias antes da data de início do curso importarão a devolução integral do valor pago. Inscrições canceladas até 05 (cinco) dias antes da data de início do curso importarão a devolução de 75% (setenta e cinco por cento) do valor pago. Inscrições canceladas com antecedência inferior a 05 (cinco) dias da data de início do curso, não importarão a devolução de valores por parte do IBP.

DESCUBRA MAIS SOBRE A UnIBP

Quem somos

CONHEÇA MAIS

A Experiência

CONHEÇA MAIS