Tributação nos Negócios do Setor de Gás Natural – com comentários do Gás para Crescer

Horário

18:00 às 22:00

Duração

12 h

Curso oferecido em

Rio de Janeiro - RJ

Sobre o curso

Compartilhe:
Esse curso também é ministrado nas seguintes modalidades:

Sobre o curso

Desenvolva conhecimentos dos aspectos tributários dos negócios do setor de gás natural e contribua decisivamente para a conformidade das operações e tomada de decisões, especialmente no ambiente de mudanças impulsionadas pela divulgação da Resolução ANP 11/2016.

A UNIBP é a universidade setorial, criada para contribuir com o desenvolvimento da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis em suas principais necessidades e no tempo do negócio. Se você já atua na indústria ou pretende investir em uma carreira no setor, está no lugar certo.

Idealizado para gestores atuantes no mercado brasileiro de gás natural, incluindo os segmentos upstream, midstream e downstream.

Além de uma análise especial do programa Gás para Crescer, o curso apresenta e discute a tributação brasileira aplicável aos negócios com gás natural, por meio de uma abordagem que contempla aspectos legais, regulatórios, econômicos e contábeis.

Ao final das aulas, o aluno terá amplo conhecimento sobre os fatos geradores e características dos tributos incidentes sobre as atividades de produção, escoamento, processamento, importação, comercialização, transporte e distribuição de gás natural.

Programa Técnico

1.1 – Sistema Tributário Nacional (STN)
1.2 – Fato Gerador de ICMS
1.3 – Fato Gerador de PIS/COFINS
1.4 – Fato Gerador de IRPJ/CSLL

2.1 – Cadeia de Valor do Gás Natural
2.2 – Características de Contratos de Transporte
2.3 – Características de Contratos de Compra e Venda de Gás Natural

3.1 – Produção
3.2 – Escoamento
3.3 – Processamento
3.4 – Importação de GN
3.5 – Importação de GNL
3.6 – Comercialização
3.7 – Transporte
3.8 – Distribuição

4.1 – Swap Comercial
4.2 – Swap Operacional
4.2 – Fluxo Físico e Fluxo Contratual

Professores

OUTRAS INFORMAÇÕES

O que o curso inclui?

Material eletrônico
Coffee break
Certificado de conclusão

Como obter o certificado

Frequência mínima exigida: 75% da carga horária total do curso
Prazo de entrega: em até 30 dias úteis após a conclusão do período letivo

Endereço

Avenida Almirante Barroso, 52 - Centro, Rio de Janeiro, Brasil

VANTAGENS DE ESTUDAR NA UnIBP

Inteligência Setorial

Professores de Destaque

Aprendizagem Aplicada

Educação Flexível

Empreendedorismo

Comunidade Alumni

Perguntas Frequentes

A Educação do IBP, agora é UnIBP. A Universidade do setor de Petróleo,gáse biocombustíveis que tem por objetivo desenvolver as competências essenciais dos profissionais dessa indústria e assim colaborar para a promoção de um setor competitivo, sustentável, ético e socialmente responsável.
A universidade setorial é a ampliação do já conhecido conceito de universidade corporativa. Nesse sentido, a UnIBP surge como a universidade do setor de petróleo e gás, oferecendo aprendizagem continuada para aqueles que atuam ou desejem migrar/atuar na indústria. Sendo assim, diferentemente de uma universidade corporativa, que tem como objetivo a qualificação do público interno de acordo com a cultura de uma determinada empresa, a UnIBP surge para desenvolver as competências essenciais para o profissional do setor de petróleo e gás, focando, portanto, em um público externo.

Toda a estrutura pedagógica da antiga área de Educação foi reformulada, de forma a atender as necessidades atuais da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Isso significa dizer que todo o ambiente de aprendizagem foi repensado, para que a UnIBP atue de maneira pró-ativa, centralizada e estratégica para o setor, sendo capaz de desenvolver competências críticas para o negócio das empresas e profissionais que fazem parte das diversas etapas dessa cadeia produtiva.
Desenvolvemos uma metodologia pedagógica estruturada, possibilitando que os alunos tracem seu caminho de carreira com o apoio da UnIBP e que desfrutem de uma Experiência eficiente, moderna e dinâmica. A partir do agrupamento da indústria de petróleo e gás em diferentes blocos, a Universidade se divide em cinco escolas que irão oferecer cursos técnicos e não-técnico: E&P, Midstream e Downstream, Gás e Energia, Tecnologia e Inovação e Escola de Negócios.

1. Inteligência setorial
2. Professores de destaque no setor
3. Aprendizagem aplicada
4. Educação flexível
5. Empreendedorismo
6. Comunidade Alumni
7. Ética, Transparência e Compliance

5 escolas refletem os principais pilares essenciais para o funcionamento da nossa indústria hoje. Cada uma tem foco e objetivo bem definidos, de forma que todos os macroprocessos do setor se acomodam dentro dessa estrutura.

Apresentam as diversas áreas de atuação profissional que compõem a atividade do setor. Permeiam a estrutura das escolas de acordo com as necessidades reais da indústria.

Na UnIBP, cada profissional encontra um currículo modular com o mapeamento de todos os desafios que irá encontrar em sua trajetória profissional e com as soluções educacionais que apoiarão o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Ainda está com alguma dúvida?

Problemas com seu pedido? Não localizou nas perguntas frequentes a solução? Esse espaço foi criado para responder o que você não encontrou e receber suas sugestões.

Talvez você também goste