Horário

09:00 às 18:00

Duração

24 h

Curso oferecido em

São Paulo - SP

Sobre o curso

Compartilhe:
Esse curso também é ministrado nas seguintes modalidades:

Sobre o curso

Conheça as possibilidades de ampliação das oportunidades de negócios em todas as etapas da cadeia produtiva de gás natural.

A UNIBP é a universidade setorial, criada para contribuir com o desenvolvimento da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis em suas principais necessidades e no tempo do negócio. Se você já atua na indústria ou pretende investir em uma carreira no setor, está no lugar certo.

Destina-se a profissionais técnicos e de nível superior, de quaisquer áreas, interessados em conhecer, atuar ou gerenciar atividades ligadas ao mercado brasileiro de gás natural.

O curso apresenta os principais conceitos técnicos da atividade, bem como atores e dinâmica do atual mercado de gás natural no Brasil, buscando uma comparação com os principais aspectos do mercado internacional. Da mesma forma, apresenta uma análise ampla sobre os desafios e as perspectivas brasileiras para o futuro do mercado doméstico no médio e longo prazo, passando por discussões sobre novas utilizações de gás natural e possibilidades de suprimento do produto.

Ao longo de todo o programa, são discutidos casos reais sobre a evolução deste negócio, permitindo que o aluno troque experiências práticas de campo com o instrutor e demais participantes de outros segmentos da cadeia produtiva.

Ao final do curso, o aluno desenvolverá uma visão ampla sobre todas as atividades deste segmento, bem como a capacidade de avaliar desafios e oportunidades para negócios inseridos neste contexto.

Programa Técnico

Perspectivas para o gás natural no Brasil; A matriz energética Brasileira; Comparação com a matriz energética mundial; Visão geral do mercado atual de gás natural.

Produção de Gás Natural
Tipos de gases produzidos; Sistemas de produção de gás natural; Etapas de desenvolvimento de uma região produtora; Equipamentos utilizados nas regiões de produção; Histórico do desenvolvimento da produção nacional.

Conceitos Básicos Sobre Gás Natural
Características gerais; Composições típicas; A química do gás natural; Propriedades físico-químicas; Equivalência energética; Vantagens de utilização; Especificação técnica da ANP.

Visão geral do mercado de gás natural no Brasil e no mundo
Reservas mundiais e brasileiras de gás natural; Produção, consumo e comercialização – dados mundiais; Regiões brasileiras produtoras; Reservas brasileiras em desenvolvimento; Gás natural do pré-sal; O gás não convencional no Brasil; shale gas; tight gas; Perfil nacional de consumo; Garantia do atendimento ao mercado interno de gás; Geopolítica do gás natural; Relação do mercado de gás natural com a garantia de abastecimento do mercado de energia elétrica.

Regulação do mercado brasileiro de gás natural
Macrofluxo da movimentação de gás natural; A Lei do Gás – principais aspectos regulatórios; Principais conceitos regulatórios; Gasoduto de propósito geral; Gasoduto de propósito específico; O conceito do open access; Atores da cadeia produtiva do gás natural no Brasil; Relações entre os atores da cadeia do gás natural; O papel da ANP; Comercialização de gás natural; Contratos da cadeia de gás natural.

Gás natural combustível industrial; Gás natural residencial; Gás natural veicular; Gás natural como insumo para fertilizantes; Produção de gás de síntese; Gás natural na indústria de gasoquímicos; A tecnologia Gas-to-liquids; Produção de combustíveis Premium; O gás natural na geração termelétrica; A tecnologia Gas-to-Wise; Participação do gás natural na geração elétrica nacional; Usinas termelétricas a gás e a segurança do sistema elétrico nacional; Utilização do ciclo combinado; Utilização do ciclo de absorção no segmento comercial; A cogeração na indústria.

Condicionamento do gás natural
Etapas do condicionamento de gás natural; Operações unitárias de engenharia química; Tecnologias utilizadas no condicionamento.

Unidades de processamento de gás natural
Tecnologias disponíveis para processamento de gás; Processo Joule Thomson (JT); Processo Refrigeração Simples (RS); Processo Absorção Refrigerada (AR); Processo Turbo-Expansão (TE); Produtos gerados no processamento; Tratamento de produtos; Unidades nacionais existentes; Tipos de unidade; Capacidade nominal; Localização geográfica; Novos projetos em carteira; As unidades de processamento do pré-sal.

Comparação entre modais de transporte; Malhas de transporte de gás e eletricidade; Transporte de gás versus transporte de energia elétrica; A transferência de custódia;

Distribuição de gás natural
As redes de distribuição de gás; Agencias reguladoras estaduais; Características das redes de distribuição

Comercialização de gás natural
Precificação do gás natural: Preço do gás nos principais mercados mundiais; Mercado americano (Henry Hub); Mercado japonês; Mercado europeu; Precificação do gás no Brasil; Gás importado boliviano; Gás importado via GNL.

Desafios & Oportunidades para o mercado de gás natural no Brasil
A cultura da eletrotermia; Interiorização do gás natural; O conceito do gasoduto virtual; Aumento da valoração do gás como matéria-prima em processos industriais de transformação química.

Professores

OUTRAS INFORMAÇÕES

O que o curso inclui?

Material eletrônico
Coffee break
Certificado de conclusão

Como obter o certificado

Frequência mínima exigida: 75% da carga horária total do curso
Prazo de entrega: em até 30 dias úteis após a conclusão do período letivo

Endereço

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo - Avenida Professor Mello Moraes, 2373 Sala 6 - Cidade Universitária- Butantã, São Paulo

VANTAGENS DE ESTUDAR NA UnIBP

Inteligência Setorial

Professores de Destaque

Aprendizagem Aplicada

Educação Flexível

Empreendedorismo

Comunidade Alumni

Perguntas Frequentes

A Educação do IBP, agora é UnIBP. A Universidade do setor de Petróleo,gáse biocombustíveis que tem por objetivo desenvolver as competências essenciais dos profissionais dessa indústria e assim colaborar para a promoção de um setor competitivo, sustentável, ético e socialmente responsável.
A universidade setorial é a ampliação do já conhecido conceito de universidade corporativa. Nesse sentido, a UnIBP surge como a universidade do setor de petróleo e gás, oferecendo aprendizagem continuada para aqueles que atuam ou desejem migrar/atuar na indústria. Sendo assim, diferentemente de uma universidade corporativa, que tem como objetivo a qualificação do público interno de acordo com a cultura de uma determinada empresa, a UnIBP surge para desenvolver as competências essenciais para o profissional do setor de petróleo e gás, focando, portanto, em um público externo.

Toda a estrutura pedagógica da antiga área de Educação foi reformulada, de forma a atender as necessidades atuais da indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Isso significa dizer que todo o ambiente de aprendizagem foi repensado, para que a UnIBP atue de maneira pró-ativa, centralizada e estratégica para o setor, sendo capaz de desenvolver competências críticas para o negócio das empresas e profissionais que fazem parte das diversas etapas dessa cadeia produtiva.
Desenvolvemos uma metodologia pedagógica estruturada, possibilitando que os alunos tracem seu caminho de carreira com o apoio da UnIBP e que desfrutem de uma Experiência eficiente, moderna e dinâmica. A partir do agrupamento da indústria de petróleo e gás em diferentes blocos, a Universidade se divide em cinco escolas que irão oferecer cursos técnicos e não-técnico: E&P, Midstream e Downstream, Gás e Energia, Tecnologia e Inovação e Escola de Negócios.

1. Inteligência setorial
2. Professores de destaque no setor
3. Aprendizagem aplicada
4. Educação flexível
5. Empreendedorismo
6. Comunidade Alumni
7. Ética, Transparência e Compliance

5 escolas refletem os principais pilares essenciais para o funcionamento da nossa indústria hoje. Cada uma tem foco e objetivo bem definidos, de forma que todos os macroprocessos do setor se acomodam dentro dessa estrutura.

Apresentam as diversas áreas de atuação profissional que compõem a atividade do setor. Permeiam a estrutura das escolas de acordo com as necessidades reais da indústria.

Na UnIBP, cada profissional encontra um currículo modular com o mapeamento de todos os desafios que irá encontrar em sua trajetória profissional e com as soluções educacionais que apoiarão o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Ainda está com alguma dúvida?

Problemas com seu pedido? Não localizou nas perguntas frequentes a solução? Esse espaço foi criado para responder o que você não encontrou e receber suas sugestões.

Talvez você também goste