Mercado de Gás Natural – Perspectivas Brasileiras | Curso - UnIBP

Modalidade

EAD - Ensino a distância


Formato

Transmissão ao vivo

Período

27/07/2022 - 03/08/2022

Horário

14h às 18h (Horário de Brasília)

Duração

24h

Sobre o curso

Esse curso é ministrado na seguinte modalidade:

Sobre o curso

Conheça as possibilidades de ampliação das oportunidades de negócios em todas as etapas da cadeia produtiva de gás natural.

O curso apresenta os principais conceitos técnicos da atividade, bem como atores e dinâmica do atual mercado de gás natural no Brasil, buscando uma comparação com os principais aspectos do mercado internacional. Da mesma forma, apresenta uma análise ampla sobre os desafios e as perspectivas brasileiras para o futuro do mercado doméstico no médio e longo prazo, passando por discussões sobre novas utilizações de gás natural e possibilidades de suprimento do produto.

Ao longo de todo o programa, são discutidos casos reais sobre a evolução deste negócio, permitindo que o aluno troque experiências práticas de campo com o instrutor e demais participantes de outros segmentos da cadeia produtiva.

Ao final do curso, o aluno desenvolverá uma visão ampla sobre todas as atividades deste segmento, bem como a capacidade de avaliar desafios e oportunidades para negócios inseridos neste contexto.

A UnIBP é a universidade setorial, criada para contribuir com o desenvolvimento da indústria de Petróleo e Gás em suas principais necessidades e no tempo do negócio. Se você já atua na indústria ou pretende investir em uma carreira no setor, está no lugar certo.

Confira esse e outros programas de educação continuada da UnIBP.

Oferecemos ainda a flexibilidade de realizar cursos em diversos formatos: presencial, semipresencial, in company, ensino a distância, MBA ou especialização. Verifique as modalidades disponíveis e ingresse na UnIBP. A única formação com a qualidade IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

Programa Técnico

Contextualização
Perspectivas para o gás natural no Brasil; A matriz energética Brasileira; Comparação com a matriz energética mundial; Visão geral do mercado atual de gás natural.

Conceitos Básicos Sobre Gás Natural
Características gerais; Composições típicas; A química do gás natural; Propriedades físico-químicas; Equivalência energética; Vantagens de utilização; Especificação técnica da ANP.

Reservas mundiais e brasileiras de gás natural; Produção, consumo e comercialização – dados mundiais; Regiões brasileiras produtoras; Reservas brasileiras em desenvolvimento; Gás natural do pré-sal; O gás não convencional no Brasil; shalegas; tightgas; Perfil nacional de consumo; Garantia do atendimento ao mercado interno de gás; Geopolítica do gás natural; Relação do mercado de gás natural com a garantia de abastecimento do mercado de energia elétrica.

Gás natural combustível industrial; Gás natural residencial; Gás natural veicular; Gás natural como insumo para fertilizantes; Produção de gás de síntese; Gás natural na indústria de gasoquímicos; A tecnologia Gas-to-liquids; Produção de combustíveis Premium; O gás natural na geração termelétrica; A tecnologia Gas-to-Wise; Participação do gás natural na geração elétrica nacional; Usinas termelétricas a gás e a segurança do sistema elétrico nacional; Utilização do ciclo combinado; Utilização do ciclo de absorção no segmento comercial; A cogeração na indústria.

Produção de Gás Natural
Tipos de gases produzidos; Sistemas de produção de gás natural; Etapas de desenvolvimento de uma região produtora; Equipamentos utilizados nas regiões de produção; Histórico do desenvolvimento da produção nacional.

Condicionamento do gás natural
Etapas do condicionamento de gás natural; Operações unitárias de engenharia química; Tecnologias utilizadas no condicionamento; Separação primária; Depuração; Remoção de Hg; Remoção de CO2; Dessulfurização; Compressão; Desidratação.

Processamento de gás natural
Tecnologias disponíveis para processamento de gás; Processo Joule Thomson (JT); Processo Refrigeração Simples (RS); Processo Absorção Refrigerada (AR); Processo Turbo-Expansão (TE); Produtos gerados no processamento; Tratamento de produtos; Unidades nacionais existentes; Tipos de unidade; Capacidade nominal; Localização geográfica; Novos projetos em carteira; Unidades de processamento do pré-sal.

Armazenamento de gás natural
Balanço entre produção e consumo; Tipos de reservatórios de gás; Oscilações de consumo – Peak shaving; Construção de reservatórios “não naturais”.

Transporte de gás natural
Comparação entre modais de transporte; Malhas de transporte de gás e eletricidade; Transporte de gás versus transporte de energia elétrica; A transferência de custódia.

Distribuição de gás natural
Conceituação da atividade de distribuição de gás natural; Redes de distribuição de gás natural; Características das redes de distribuição; Equipamentos usados nas redes de distribuição; Companhias estaduais de distribuição de gás – CDLs; Agências reguladoras estaduais.

Comercialização de gás natural
Precificação do gás natural: Preço do gás nos principais mercados mundiais; Mercado americano (Henry Hub); Mercado japonês; Mercado europeu; Precificação do gás no Brasil; Gás importado boliviano; Gás importado via GNL.

Regulação do mercado de gás natural
Modelo do mercado brasileiro; Definição dos atores da cadeia produtiva do gás natural; O papel do agente regulador; O novo Marco legal; A Lei do Gás – principais aspectos regulatórios; Gasoduto de propósito geral; Gasoduto de propósito específico; O conceito do open access; Programas de fomento do governo; o TCC CADE-Petrobras.

Características físicas; Aspectos de segurança do GNL; Navios de transporte de GNL; Importações brasileiras de GNL; Planta de produção de GNL; Terminais de descarregamento de GNL; Terminais flexíveis; Novas tendências para o GNL

O conceito do gasoduto virtual; A cultura da eletrotermia; Interiorização do gás natural; Uso do gás como matéria-prima em processos industriais de transformação química.

Corpo Docente

Mercado de Gás Natural – Perspectivas Brasileiras

27/07/2022 a 03/08/2022 - 14h às 18h (Horário de Brasília)

Quero me inscrever

Confira os valores promocionais disponíveis.

INVESTIMENTO

OUTRAS INFORMAÇÕES

O que o curso inclui?

Material eletrônico
Certificado de conclusão
Participação de Mediador

Como obter o certificado

• Assistir todas as aulas ao vivo ou gravadas;
• Realização da Atividade Avaliativa com nota mínima de 8 pontos;
• Realização da Pesquisa de Satisfação.

O certificado será liberado automaticamente no AVA após conclusão dos critérios de aprovação.

Inscrições

até 10 dias antes do início do curso

Duração

24 h

VANTAGENS DE ESTUDAR NA UnIBP

Inteligência Setorial

Professores de Destaque

Aprendizagem Aplicada

Educação Flexível

Empreendedorismo

Está com alguma dúvida?

Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.

Talvez você também goste

RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA UnIBP

Ao clicar no botão "Enviar", você está concordando com os Termos e Condições da UnIBP.
* Todos os campos acima são obrigatórios.