EAD - Ensino a distância
Transmissão ao vivo
32h
Desenvolver as ferramentas de planejamento, análise de riscos e modelos de contratos capazes de proteger operações, mesmo num cenário de projetos cancelados ou postergados.
A UnIBP é a universidade setorial, criada para contribuir com o desenvolvimento da indústria de Petróleo e Gás em suas principais necessidades e no tempo do negócio. Se você já atua na indústria ou pretende investir em uma carreira no setor, está no lugar certo.
Indicado a engenheiros, arquitetos, técnicos, planejadores, orçamentistas, fiscais e gerentes de contratos, clientes ou prestadores de serviços, empenhados em planejar, otimizar custos e recursos, cumprir prazos, especificar contratos, orçar serviços e gerenciar ou acompanhar obras de manutenção e montagem.
Este curso pretende aprimorar os conhecimentos dos participantes em todas as etapas do gerenciamento de um empreendimento, desde o planejamento, o nivelamento de recursos, avaliação de prazos, avaliação do risco, a escolha e elaboração de instrumento contratual adequado, cotação e o acompanhamento da obra de montagem ou manutenção.
Ao final do curso, o aluno irá vivenciar um estudo de casos que simula situações reais do mercado de petróleo e gás nas diferentes etapas envolvidas no desenvolvimento de um projeto de manutenção e montagem nesta indústria, vivenciando a experiência de gerenciamento e tomada de decisões críticas, características de projetos dessa natureza.
Confira esse e outros programas de educação continuada da UnIBP.
Oferecemos ainda a flexibilidade de realizar cursos em diversos formatos: presencial, semipresencial, in company, ensino a distância, MBA ou especialização. Verifique as modalidades disponíveis e ingresse na UnIBP. A única formação com a qualidade IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.
• Fundamentos de Planejamento
• Conceito de EAP
• Noções de PERT/CPM Caminho Crítico
• Cronogramas e Histogramas
• Curva S. Nivelamento de Recursos
• Técnicas de aceleração: Fast tracking, Crashing e Critical Chain
• Softwares existentes (vantagens e desvantagens)
• Exercício Prático
• Linhas de balanço
• Pert-estatístico
• Árvore de decisão
• Conceito, exemplos
• Gerenciamento de Risco: instrumentos e estudo de casos
• Gerenciamento de risco
• Modelos de contratação, vantagens, desvantagens
• Estudo de casos e exercícios práticos
• Formas de Controle
• Auditorias na Programação
• Forma de Pagamento
A partir de um contrato e uma especificação de serviços resumidos, os grupos farão, seguindo parâmetros ditados pelo curso, uma cotação. Haverá uma tomada de preços, iniciando-se desta forma o jogo “Gerenciar a Obra”. Com o apoio do microcomputador, serão simuladas ocorrências aleatórias, porém passíveis de ocorrer durante a obra. Os grupos terão de replanejar serviços, realocar mão-de-obra e enfrentar uma série de situações (a maioria delas adversas), que obrigarão à tomada de decisões, que afetarão Prazo, Qualidade, Segurança e Retorno Financeiro. Será formado um escore, contabilizando pontos positivos e negativos, criando desta forma um espírito competitivo entre as equipes. O objetivo desta etapa é melhorar o processo de tomada de decisões, aprender com seus erros e com acertos de outrem, melhorar o relacionamento interpessoal, pelo exercício da argumentação, pela aceitação do consenso, e criar uma visão abrangente da Engenharia.
Trabalhou 32 anos na Petrobras, na Gestão de Manutenção e Gerenciamento de Projetos (REDUC, Pasadena, Premium I, RPBC, RNEST); recém-aposentado, atua como Consultor Expert em Óleo e Gás, pela Deloitte, na implantação do PMO da ampliação da Refinaria de Talara, Peru. MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC Autor do livro Ferramentas de Planejamento (Editora e-papers). Criador do Blogtek, blog voltado para Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e do...
Investimento: R$ 2.500,00
Grupo | Desconto |
Associado Patrimonial | 20% |
Associado Setorial | 15% |
Associado Não Setorial | 10% |
Associado Institucional | 5% |
Associado Profissional | 5% |
Associado Estudante | 40% |
Estudante* | 20% |
Ex-aluno** | 5% |
*Envie sua declaração de estudante para unibp@ibp.org.br para validar o desconto.
** Envie um e-mail com seu nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para validar o desconto
Indicado a engenheiros, arquitetos, técnicos, planejadores, orçamentistas, fiscais e gerentes de contratos, clientes ou prestadores de serviços, empenhados em planejar, otimizar custos e recursos, cumprir prazos, especificar contratos, orçar serviços e gerenciar ou acompanhar obras de manutenção e montagem.
Material eletrônico
Certificado de conclusão
Participação de Mediador
• Assistir todas as aulas ao vivo (as aulas não ficarão gravadas);
• Realização da Atividade Avaliativa com nota mínima de 8 pontos;
• Realização da Pesquisa de Satisfação.
O certificado será liberado automaticamente no AVA após conclusão dos critérios de aprovação.
Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:
• Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;
• Sistema funcional de saída de áudio;
• Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;
• Navegador atualizado e com liberação para pop-ups, flash e java scripts.
• Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.
• A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
Política de confirmação:
• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.
Política de cancelamento:
• Inscrições canceladas com até 10 (dez) dias corridos de antecedência para a data de início da turma importarão a devolução integral do valor pago.
• Inscrições canceladas com até 05 (cinco) dias corridos de antecedência para a data de início da turma importarão a devolução de 75% (setenta e cinco por cento) do valor pago.
• Inscrições canceladas com antecedência inferior a 05 (cinco) dias corridos para a data de início da turma, não importarão a devolução de valores.
Política de Pagamento:
• As inscrições são feitas na Loja IBP e podem ser efetuadas por cartões de crédito, boleto bancário ou fatura (de acordo com a Política de Faturamento).
Política de Faturamento:
• Pagamento Faturado é oferecido para Pessoa Jurídica e para ter direito a essa forma de pagamento, o cliente deverá ser associado ao IBP. Qualquer tipo de promoção ou cupom oferecido pela UnIBP, não se aplica a inscrições realizadas através de Pagamento Faturado, levando em consideração que o pagamento será efetuado após a realização do curso.
O IBP é isento de retenção de IR.
Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.