EAD - Ensino a distância
Transmissão ao vivo
20/10/2025 - 23/10/2025
9h às 12h (Horário de Brasília)
12h
No segundo semestre de 2024, o CNPE publicou resoluções estabelecendo a Política Nacional de Transição Energética – PNTE – e diretrizes para a promoção da descarbonização do setor upstream. Também foram publicadas as Leis do Hidrogênio e do Combustível do Futuro. Estas normas atribuíram novas competências regulatórias à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que passou a ter um posicionamento estratégico na transição energética do setor de energia. Este curso tem como objetivo apresentar as novas ações regulatórias que estão sendo adotadas para fomentar e viabilizar a transformação do setor energético, com destaque para a mitigação das emissões de GEE, captura e estocagem de Co2 e produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono.
O curso tem como objetivo O objetivo apresentar aos alunos o sistema regulatório já em vigor para as novas atividades que serão reguladas pela ANP, relacionadas à transição: mitigação dos gases de efeito estufa, captura de carbono e estocagem subterrânea e produção de hidrogênio de baixo carbono. E, ainda, apresentar as ações planejadas para a regulação dessas novas atividades.
Objetivos específicos:
Público-alvo
Profissionais que atuam ou desejam se qualificar para atuar na indústria de petróleo e gás natural e no setor de energia, com foco em ações relacionadas à descarbonização, com formação em Direito, Economia, Administração, Engenharia, Geologia, Biologia, entre outras áreas correlatas.
Ao final do curso, os alunos serão capazes de:
• Marco regulatório para a descarbonização as atividades de E&P (Resoluções CNPE, Leis e iniciativas regulatórias)
• Regras transnacionais segundo a abordagem da Ordem Jurídica Transnacional
• Novo modelo de governança para as ações de descarbonização
• O papel do setor de O&G nas emissões globais de GEE e identificação das principais fontes emissoras nas operações de exploração e produção
• Os diferentes tipos de campanhas de medições de metano e outros GEE
• Principais tecnologias sendo aplicadas no setor.
• Cenário regulatório global de emissões de GEE no setor de O&G e implicações de mudanças recentes
• Iniciativas para mitigação das emissões de GEE: OGMP 2.0; GT do MMRV
• Detalhamento da atividade de CCUS – etapas de captura, transporte, uso e armazenamento
• Rotas tecnológicas do CCUS – CCS, BECCS, DACCS
• Projetos de CCUS no Mundo e Brasil
• Arcabouço regulatório para o CCUS nacional e transnacional
• Conceituação de hidrogênio como vetor energético
• Rotas tecnológicas e processos de produção de hidrogênio
• Hidrogênio geológico ou natural
• Aspectos relacionados ao transporte, armazenamento e distribuição do hidrogênio
• Certificação do hidrogênio de baixo carbono
• Projetos internacionais e nacionais
• Arcabouço regulatório para o hidrogênio nacional e transnacional
Luciana Braga é servidora da ANP desde 2006, tendo atuado nas áreas do Upstream. Atualmente atua como assessora técnica de meio ambiente da Superintendência de tecnologia e meio ambiente. É mestre em Planejamento Energético pela COPPE e doutora em Economia da Energia pela Université Grenoble-Alpes. Foi pesquisadora visitante do Centro de Direito e Políticas Públicas de Energia, Petróleo e Minerais da Universidade de Dundee e do Centro de Direito da...
20/10/2025 a 23/10/2025 - 9h às 12h (Horário de Brasília)
Quero me inscreverConfira os valores promocionais disponíveis.
Grupo | Desconto |
Associado Patrimonial | 20% |
Associado Setorial | 15% |
Associado Não Setorial | 10% |
Associado Institucional | 5% |
Associado Profissional | 5% |
Associado Estudante | 40% |
Estudante* | 20% |
Ex-aluno** | 5% |
Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.
Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).
Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.
Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.
Profissionais que atuem ou que busquem qualificação para atuar na indústria de petróleo e gás natural e no setor de energia de forma geral, com ações relacionadas à descarbonização, com formação em direito, economia, administração, engenharia, geologia, biologia.
Material eletrônico
Certificado de conclusão
• Assistir todas as aulas ao vivo ou gravadas;
• Realização da Atividade Avaliativa com nota mínima de 8 pontos;
• Realização da Pesquisa de Satisfação.
O certificado será liberado automaticamente no AVA após conclusão dos critérios de aprovação.
até 10 dias antes do início do curso
12 h
As inscrições são feitas na Loja da UnIBP e podem ser efetuadas por cartão de crédito (em até 6x sem juros) ou boleto bancário (à vista) com vencimento para 5 dias.
Para empresas associadas ao IBP, oferecemos o pagamento por faturamento. Entre em contato através do e-mail unibp@ibp.org.br para saber mais.
Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:
• Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;
• Sistema funcional de saída de áudio;
• Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;
• Navegador atualizado e com liberação para pop-ups.
• Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.
• A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.
O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
Política de confirmação:
• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.
Política de cancelamento:
• Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma.
• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
Importante: Para pagamento através de faturamento, haverá cobrança da taxa de cancelamento equivalente as porcentagens e períodos descritos acima.
Problemas com seu pedido? Alguma informação não ficou clara? Esse espaço foi criado para tirar dúvidas e receber suas sugestões.