13 de maio de 2024

UnIBP participa de audiência sobre capacitação para a transição energética na Câmara dos Deputados

Na última quarta-feira, dia 08 de maio, Karen Cubas, Gerente da Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP), marcou presença na audiência pública “Formação e capacitação de mão de obra para transição energética”, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na ocasião, a executiva falou sobre o papel fundamental que a indústria de petróleo e gás tem para a economia mundial e reforçou que a cooperação entre o setor de O&G e o de renováveis permite o aproveitamento de sinergias importantes com ênfase em aspectos tecnológicos, econômicos e sociais.

“A indústria de O&G tem a expertise para o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização e para apoiar a transição energética. É uma relação de parceria. Para garantir esse futuro energético mais sustentável e inovador, porém, a capacitação e o desenvolvimento de profissionais qualificados serão fundamentais”, frisou Karen.

Atualmente, a indústria de O&G brasileira sustenta mais de 1,6 milhão de empregos, e somente o segmento de upstream do país deve manter mais de 400 mil empregos diretos e indiretos, na média anual, entre 2022 e 2031. Apesar de ter um salário médio superior à média geral das indústrias, a empregabilidade no setor dependerá de como ele se transforma para continuar atraindo talentos.

A audiência ainda contou com a participação de Marco Antonio Juliatto, Coordenador-geral de Articulação de Políticas para a Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME); Antônio Felipe Flutt, Gerente dos Centros de Ciência e Tecnologias de Negócios da Universidade Petrobras; Felipe Morgado, Superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai; Aldo Amaral De Araujo, Secretário dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada; Rinaldo Júnio, Vereador De Recife-PE; Deyvid Bacelar, Coordenador-geral da Federação dos Petroleiros (FUP); Sthefanny Lorenna West Soares, Analista de Relações Governamentais do Grupo Arayara (OSC); e Rafael Almada, Diretor do Conselho Federal De Química (CFQ).

A UnIBP

Criada em 2018, a Universidade do Setor de Petróleo e Gás impulsiona o desenvolvimento da indústria no tempo do negócio. Mais do que oferecer cursos ao setor, seu objetivo é capacitar profissionais de forma continuada por meio de suas trilhas de aprendizagem. Com um portfólio extenso para abordar os temas mais críticos do setor e as últimas demandas de cada área que compõe a indústria de O&G, a UnIBP conta com um corpo docente de destaque, com experiência reconhecida no setor, e forma cerca de 900 alunos por ano. Saiba mais em www.unibp.com.br/.