13 de julho de 2021

UnIBP e Fundação Dom Cabral debatem racionamento de energia em 2021

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) e a Fundação Dom Cabral promovem, na próxima quarta-feira, dia 14, às 18h, o webinar “Teremos apagão em 2021?”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. A iniciativa marca a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis, com início programado para 20 de agosto.

A programação do encontro contará com a participação de Claudio Makarovsky, Diretor para Indústrias de Energia da Microsoft e professor convidado, e Ana Luiza Freitas, Consultora de Desenvolvimento de Parcerias e de Negócios de Upstream na Petrobras e ex-aluna da pós-graduação.

Os convidados vão debater o porquê de, mesmo com a pior crise hídrica da história brasileira nos últimos oito anos, não há iminência de desabastecimento, como ocorreu em 2001. Eles ainda analisarão a perspectiva de apagões nos horários de pico e o evidente retorno, mesmo que parcial, ao “antigo normal”, com o avanço da vacinação contra a COVID-19.

As discussões ocorrem em um contexto em que o Brasil conta com 83% de sua matriz elétrica renovável, sendo 64,5% deles de origem hídrica – e já comprometidos pela maior seca dos últimos 91 anos, o que traz um alto risco de apagão nos horários de pico. O país também conta com 2 milhões de brasileiros sem qualquer acesso à eletricidade e 14 milhões ainda cozinham diariamente com lenha e carvão.

Pós-graduação

Já estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis. Com formato híbrido – aulas online ao viso e encontros presenciais – e carga horária de 433 horas, o programa é focado no conhecimento técnico e aplicado à gestão. Ele tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades que contribuam para a evolução da carreira e dos negócios no setor de energia. O participante aprende na prática como utilizar as melhores ferramentas da gestão contemporânea e recebe uma atualização sobre tendências do setor.

Serviço: “Teremos apagão em 2021?”, aula inaugural da pós-graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis

Data: 14/07/21

Horário: 18h

Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.