7 de junho de 2019

UnIBP abre nova turma para curso sobre Instrumentação

A UnIBP – Universidade do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – está com inscrições abertas para o curso Projeto de Instrumentação, que acontece entre os dias 08 e 10 de julho na sede do IBP, no Rio de Janeiro.

A área de instrumentação e automação é fundamental para aplicação da tecnologia no setor de petróleo e gás, uma vez que as operações de sistemas instalados em plantas industriais demandam análise de riscos, devido à complexidade dos projetos do setor.

O objetivo do curso é apresentar os principais processos que são utilizados na elaboração de um projeto de instrumentação em um ambiente industrial. O programa técnico aborda, de forma detalhada, como o profissional deve proceder na diagramação de instrumentos, interpretação de malhas de controle contidas nos fluxogramas de engenharia (P&ID), dimensionamento de placas de orifício, seleção de válvulas de controle e como o projeto interage com as demais engenharias envolvidas em empreendimentos industriais.

De acordo com Paulo Dias, coordenador da Área do Conhecimento de Instrumentação e Automação da UnIBP, um projeto de instrumentação tem interface com toda a cadeia da indústria. “É importante entender o ambiente a que se destina o uso dessa instrumentação que está sendo projetada, para que haja uma conversa adequada com os outros atores do projeto”, explicou Paulo.

Os projetos de plantas industriais também abrangem a instalação de dispositivos de segurança e, o profissional projetista de instrumentação “tem a responsabilidade de selecionar esses dispositivos de maneira que possa proteger a propriedade e as pessoas que operam nessas instalações”, conforme explicou o coordenador.

Apesar de ser destinado aos profissionais da área de engenharia, por sua característica técnica, o curso também apresenta interface com outras disciplinas, uma vez que a elaboração de um projeto detalhado precisa garantir a completa instalação da unidade sem interferências. “Os profissionais precisam compreender o escopo da atividade de instrumentação para colaborarem no desenvolvimento do projeto”, explicou Ricardo Koch, professor do curso.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 05 de julho e associados do IBP tem desconto. Aproveite!