8 de outubro de 2018

Primeira universidade do setor de petróleo, gás e biocombustíveis é lançada na Rio Oil & Gas 2018

A educação do IBP, agora, é UnIBP – a universidade do setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Lançada na Rio Oil & Gas 2018, maior evento de óleo e gás da América Latina, a iniciativa marca a transição de um modelo tradicional de capacitação do instituto para um formato de aprendizado contínuo, focado nas necessidades dos profissionais que atuem – ou queiram atuar – no setor de O&G.

O evento de lançamento teve a presença do Secretário Geral do IBP, Milton Costa Filho, e de representantes de instituições parceiras, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que, junto da UnIBP, oferece o primeiro MBE em Energia do país, e a Universidade de São Paulo (USP), onde já ocorrem cursos do portfólio da universidade setorial.

 “Todo mundo confia no IBP em termo de apoio, tanto agora quanto no futuro. Essa parceria, para gente, é fundamental, porque vocês (IBP) trazem esse conhecimento das necessidades da indústria para dentro da academia, e a gente estrutura o curso para atender essa demanda”, disse Giorgio de Tomi, Chefe do Departamento de Minas e de Petróleo – PMI/EPUSP. Um dos frutos dessa cooperação é o MBA Executivo em Óleo e Gás, previsto para maio de 2019, com professores da universidade e do instituto, que vão garantir ao curso uma perpectiva do mercado.

A ocasião marcou também a assinatura da parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que vai oferecer, no primeiro semestre de 2019, um Programa de Especialização em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias Renováveis. Segundo a Gerente de Projetos de Especialização e Mestrado da Fundação Dom Cabral (FDC), Tatiana Goulart, o curso tem dois papeis importantes: pensar o futuro da indústria junto dos executivos do setor e prepara-los com competências de gestão para que eles consigam atuar de forma mais assertiva no dia a dia.

“A ideia também é que a gente traga tendências, como está caminhando este mercado a curto, médio e longo prazo, o que a gente espera, para que esse executivo comece a pensar quais caminhos ele pode tomar e onde ele possa realmente investir sua energia”, afirmou Tatiana.

Outras parcerias que já estão em vigor são com a Casa Educação, por meio da qual os profissionais têm acesso a cursos de liderança baseados em estudos da Harvard Business Review, e com a Loss Control, que oferece a certificação NEBOSH (National Examination Board in Occupational safety and Heath), reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de exigência e qualidade na área de Segurança.

Portfólio

Divididos em cinco escolas que refletem os principais pilares para o funcionamento da indústria – Exploração & Produção, Gás & Energia, Midstream & Downstream, Tecnologia & Inovação e Negócios -, as soluções educacionais da UnIBP têm formatos complementares e diversos, podendo ser oferecidos como workshop, webinar, de atualização, MBA, pós-graduação, entre outros. Além disso, serão oferecidos cursos presenciais e a distância por meio de uma plataforma de e-learning.

Já na programação da Rio Oil & Gas, ocorreram quatro mini-cursos voltados para tecnologia: “Segurança Digital (Cyber Security) e seus Impactos na Indústria de Óleo e Gás”; “Tecnologia Blockchain e Suas Aplicações: Rastreabilidade, Transparência, Automação e Mais”; “Introdução à Digitalização no Segmento de Óleo e Gás –Indústria 4.0”; e “IIoT, IoT, Automação e Supply – Os Conceitos e Sistemas Envolvidos”. Esses temas marcam o início das atividades da escola de Tecnologia e Inovação da UnIBP, uma das novidades que a universidade setorial aporta ao mercado de petróleo e gás.

Descubra a UnIBP e confira as turmas com inscrições abertas.