3 de outubro de 2018

Nova turma sobre o curso básico de E&P em outubro

O segmento de E&P, também conhecido como Upstream, é a “porta de entrada” da cadeia de petróleo e gás, na qual concentra altos investimentos e desafios da mesma proporção.

Considerando a relevância do segmento para a economia do país e para a indústria de óleo e gás e, diante das recentes mudanças regulatórias nos processos de licitação de blocos, modelos de contratos e conteúdo local, o IBP abre inscrições para mais uma edição do curso Básico em Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que acontece entre os dias 22 e 26 de outubro, na sede do IBP, no Rio de Janeiro.

A complexidade da indústria exige que profissionais das áreas de apoio estejam minimamente integrados com a dinâmica de operações para exercerem melhor suas atividades. Profissionais das atividades meio que desejam conhecer melhor a atividade fim, como, engenheiros de planejamento, economistas, contadores, tributaristas, advogados, informática, são exemplos do público ao qual o curso se destina.

“A indústria de petróleo além de ser intensiva em capital é intensiva em tecnologia. Estamos sempre desenvolvendo equipamentos novos, técnicas novas, principalmente no pré-sal”, afirma Albino Lopes, professor da Escola de Engenharia, Departamento de Química e Petróleo da UFF e instrutor do curso.

Com uma sequência de disciplinas elaborada a partir da estrutura da cadeia de óleo e gás, o programa técnico mostra o petróleo no contexto da matriz energética, as mudanças políticas que ocorreram no Brasil e no mundo, além de apresentar também uma visão cronológica da atividade operacional: exploração; dimensionamento de reservatórios; perfuração de poços; produção de óleo e gás; e, por fim, a questão ambiental. O objetivo é fornecer conhecimento técnico e de gestão das atividades do upstream.

As inscrições para o curso já estão disponíveis, e associados do IBP tem desconto. Participe!