Letícia Coutinho é pesquisadora na COPPE/UFRJ, com atuação voltada à transição energética e à descarbonização do setor de óleo e gás. Com mais de 15 anos de experiência, iniciou sua trajetória na indústria, atuando em consultoria e licenciamento ambiental de projetos de exploração e produção. Desde 2015, dedica-se a projetos acadêmicos com foco na mitigação de emissões, especialmente no segmento de E&P.
Atualmente, é especialista em metano no âmbito de um Acordo de Cooperação Técnica entre a COPPE e a ANP, contribuindo para o desenvolvimento de instrumentos regulatórios voltadas ao controle de emissões no upstream. Participou do projeto Roadmap de Descarbonização do setor de O&G (IBP) junto ao CENERGIA da COPPE e de estudos de inventário de emissões e projeção de cenários junto ao Centro Clima da COPPE. No cenário internacional, integrou a equipe do Petroleum Recovery Research Center (EUA), com foco no monitoramento de emissões de um projeto de armazenamento geológico de carbono (CCS) no Texas.
Contribui ativamente com a literatura científica, tendo publicado artigos em revistas internacionais sobre tecnologias de mitigação de GEE no upstream e análise de políticas públicas ambientais. É doutoranda em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ), mestre em Engenharia Ambiental (New Mexico Tech, EUA) e possui MBAs em Gestão Ambiental e em Gerenciamento de Petróleo e Gás.
Saiba Mais
Profissionais que atuem ou que busquem qualificação para atuar na indústria de petróleo e gás natural e no setor de energia de forma geral, com ações relacionadas à descarbonização, com formação em direito, economia, administração, engenharia, geologia, biologia.
CONHEÇA MAIS