4 de abril de 2024

Programa de Mentoria Feminina na Indústria de O&G: Impulsionando Lideranças do Futuro

Voltado exclusivamente para empresas associadas ao IBP, o Programa de Mentoria de Liderança Feminina realizado pela Universidade do Setor de Petróleo e Gás – UnIBP, tem como propósito ampliar as competências das mulheres em posições de liderança na indústria, fomentando a troca de expertise entre gestoras e gestores. A iniciativa visa moldar as líderes para o futuro, impulsionando e transformando suas trajetórias profissionais, e capacitando-as em diferentes áreas de competência.

Através de um ambiente de conversas qualificadas, as mentoras compartilham suas experiências e conhecimentos, oferecendo orientações valiosas para as mentoradas. Esse networking não apenas amplia as habilidades das participantes, mas também proporciona um espaço seguro para explorar novas ideias, assumir riscos, encorajando-as a se envolverem de forma mais profunda em seus próprios processos de desenvolvimento.

Essa jornada de autodescoberta e crescimento pessoal não só impulsiona o progresso individual das mulheres, possibilitando traçar estratégias mais claras para alavancar suas carreiras, mas também contribui para a construção de uma cultura organizacional mais inclusiva e diversificada, onde o talento feminino é reconhecido, valorizado e promovido ativamente. Além de fazer com que elas ganhem confiança, desenvolvam sua liderança e possam assumir papéis de maior responsabilidade dentro das organizações.

Ao longo das edições anteriores, o Programa de Mentoria Feminina construiu números significativos. Foram 250 participantes, 125 duplas de mentoras e mentores, 52 empresas envolvidas, 683 encontros de mentoria, 12 oficinas formativas para mentores e mentoradas e 86 publicações de conteúdo (curadoria).

Entrevistamos Káritas Ribas, sócia-fundadora da Appana, consultoria parceira do programa, para entender melhor o impacto e os benefícios da mentoria feminina na carreira das mulheres.

O que é mentoria e como ela pode alavancar a carreira de mulheres?
Um espaço de conversas estruturadas e qualificadas onde ocorrem reflexões, planejamento e preparação para ação. O profissional (mentora ou mentor) aporta sua experiência profissional e de vida ao indivíduo ou grupo (mentorandas ou mentorandos), que se beneficia desse olhar e vivências para tomar suas decisões. Nesse sentido, há uma orientação para agir e o acompanhamento da prática a partir da experiência que o mentor ou mentorada tem a oferecer. A ascensão profissional da mentorada é a consequência de um aprofundamento e auto implicação em seu próprio processo. A partir dessa implicação é possível a ampliação de possibilidades e da leitura de contexto situacional para a construção de novas formas de agir, mais consistentes para alcançar resultados na carreira.

Existem tipos diferentes de mentoria? Em caso positivo, qual é o tipo do Programa de Mentoria do IBP/Appana?
Existem tipos de mentoria diferentes segmentados por áreas como por exemplo: Mentoria de carreira, mentoria de vida, mentoria financeira, mentoria organizacional, entre outras. Nós do Appana trabalhamos com um tipo de mentoria mais integral, que dá ênfase ao segmento profissional, mas que aborda as áreas correlatas como, por exemplo, a relação que a vida pessoal tem com o fazer profissional.

Como está sendo para a Appana essa parceria com o IBP? Quais têm sido os resultados e as expectativas para as próximas edições do projeto?
A parceria tem possibilitado que o programa de mentoria apresente resultados excepcionais. Temos monitorado de forma próxima e constante o andamento do programa, e as pesquisas demonstram esse sucesso, que tem sido evidenciado por índices elevados de aproveitamento e avaliações positivas. Durante o evento de encerramento da 5ª edição, que aconteceu no final de março, tivemos a oportunidade de compartilhar e ouvir relatos inspiradores de transformação e desenvolvimento profissional, tanto por parte das mentoradas quanto dos mentores. Essas histórias são um testemunho poderoso do impacto significativo do programa, reafirmando nosso compromisso com sua continuidade e fortalecimento. Estamos determinados a expandir e enriquecer ainda mais este programa, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento profissional e a excelência.

Saiba mais sobre a 7ª edição do programa
As inscrições estão abertas até o dia 19 de abril e podem ser feitas clicando aqui. As empresas interessadas em participar devem inscrever duplas ou mais de mentoras e mentores, além de mentoradas, diretamente no site da UnIBP.

O programa é direcionado para mentoradas com, no mínimo, 3 anos de experiência em gestão, enquanto as mentoras e mentores precisam ter, no mínimo, 10 anos de experiência em gestão e liderança.