12 de setembro de 2018

Gestão da segurança operacional é tema do curso que o IBP realiza em São Paulo este mês

Com o objetivo de reforçar e atualizar os profissionais da indústria sobre a gestão da segurança operacional, o IBP vai organizar uma turma do curso de Segurança Operacional neste mês, em São Paulo.

A programação traz uma visão abrangente dos aspectos tecnológicos e de gestão para controle e gerenciamento dos riscos e perigos associados às atividades operacionais e aos processos industriais. O curso será realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, entre os dias 19 e 21 de setembro.

No Brasil, esse processo vem se estruturando na última década, fortemente influenciado pela atuação de empresas internacionais nas bacias brasileiras, que adotam padrões corporativos de boas práticas globais, e pelas exigências legais contidas nas resoluções da ANP. “A retomada dos investimentos pela indústria petrolífera, demostrada pelo grande interesse nos últimos leilões da ANP, oferta de campos marítimos do pré-sal e campos maduros, oferece uma grande oportunidade para o aprimoramento do conhecimento desse tema”, destaca Milton Carneiro, consultor independente de Segurança de Processo e professor do curso.

O conteúdo desse curso é a base para a implantação de uma governança em segurança dos processos industriais para prevenção de acidentes, impactos ao meio ambiente e perdas materiais significativas. “A empresa precisa de definir sua gestão de competências em segurança operacional, de modo organizado e sistêmico, englobando diversos patamares da organização, como gestores, departamentos de produção, manutenção de segurança e de proteção ambiental (SSMA), para garantir a sustentabilidade de seus negócios”, afirmou Antonio Carlos de Oliveira, Consultor Sênior de Segurança de Processos e Plantas Químicas da Bayer, também professor do curso.

Tema também terá destaque na Rio Oil & Gas

O comprometimento com a cultura de segurança e saúde também será discutido na Arena de Sustentabilidade e SMS, evento paralelo da Rio Oil & Gas, maior encontro de óleo e gás da América Latina, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. A arena vai trazer apresentação de produtos, tendências e inovações na área de segurança, meio ambiente e saúde dos profissionais do setor de óleo e gás, além de promover a troca de experiências entre empresas, fornecedores, órgãos reguladores, acadêmicos e formadores de opinião.

As inscrições para o curso já estão abertas e associados do IBP tem desconto. Aproveite!

A Rio Oil & Gas 2018 é patrocinada pela Petrobras, BP, Modec, Shell, Suatrans, Total, Santander, Chevron, Dow Química, Equinor, ExxonMobil, Galp, Repsol Sinopec, Misc Group, PetroRio, BakerHughes, Braskem, Fluor, Ipiranga, Microsoft, Plural, Porto do Itaqui, QGEP, Raízen, S&P Global Platts Thomson Reuters, Sulzer, Rosneft, TBG, Vallourec e WeWork.