11 de setembro de 2018

Gerenciamento de projeto para montagem de oleodutos terrestres é tema de curso no IBP

A entrada de novos players no mercado de óleo e gás e a retomada dos investimentos no país indicam boas perspectivas para expansão da infraestrutura logística, a construção de novos oleodutos e ampliação da capacidade de transporte de combustíveis. Há perspectivas de projetos de interiorização de combustíveis para regiões já desenvolvidas através de abastecimento por dutos.

Os investidores no segmento de logística e transporte vão necessitar de profissionais capacitados para atuar na implantação e fiscalização dos projetos. E com o objetivo de atender às demandas desse mercado, o IBP realiza o curso de Projeto, Construção e Montagem de Oleodutos Terrestres, com aulas entre os dias 17 e 19 de outubro, na sede do instituto, no Rio de Janeiro.

Para Edgard de Castro Souza, engenheiro da Petrobras e professor do curso, as aulas permitem o debate e a troca de experiências entre os alunos, com aplicação de exercícios práticos ao longo do treinamento e exibição de vídeos com casos reais, para consolidação dos principais conceitos. Ainda de acordo com o professor, “os profissionais que atuam ou venham a atuar nesse segmento, se beneficiarão com as informações apresentadas no curso que “varre” todas as etapas de implantação do empreendimento, desde o projeto conceitual até a fase de construção/montagem e comissionamento do oleoduto”.

Com um programa técnico estruturado, o curso também irá abordar as etapas do licenciamento ambiental fundamentais para viabilizar o empreendimento, destacando as legislações vigentes como, a portaria ANP 052 de dezembro de 2015, que revisou o processo de licenciamento para implantação, ampliação e operação de dutos de petróleo, derivados e demais produtos controlados pela ANP. “A falta de gerenciamento das etapas de licenciamento podem comprometer o projeto, particularmente na questão dos prazos legais exigidos para atividades dessa natureza no Brasil”, afirma Edgard.

As inscrições para o curso estão abertas e associados do IBP tem desconto. Aproveite!